Burocracia trava expansão em Porto Alegre

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) opera hoje uma única linha de 33,8 quilômetros entre Porto Alegre e São Leopoldo, passando por outros três municípios da região metropolitana, e tem os seus dois projetos de expansão em marcha lenta ou travados pela burocracia. A ampliação da Linha 1 de São Leopoldo para Novo Hamburgo, com a construção de mais 9,3 quilômetros de malha, está parada desde 2001, aguardando um parecer do Tribunal de Contas de União (TCU) que à época questionou o valor da obra.


Desde então o projeto perdeu mais de R$ 100 milhões em recursos alocados por emendas de parlamentares ao Orçamento da União, o que pelos valores de 2001 corresponderia a cerca de 30% do custo do projeto. Já mostramos que o valor por quilômetro está certo, e esperamos que o TCU, no início de 2007, libere obra, diz o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da estatal, Humberto Kasper, que prevê a conclusão do trabalho em quatro anos.


O investimento é recalculado em R$ 650 milhões. Bem mais ousado e complexo é o projeto do Metro de Porto Alegre, que teria diversos ramais em direção às áreas mais movimentadas da cidade e teria 70% da sua extensão subterrânea. Segundo Kasper, a Trensurb e órgãos da prefeitura e do governo estadual estão concluindo um estudo estratégico que aponta para a necessidade do metrô. Os primeiros estudos datam de 1995, mas não andaram porque cada esfera de governo tinha idéias conflitantes.


Com um plano unificado, Kasper acredita que, sendo otimista, ano que vem seria possível começar a buscar financiamento internacional para obra, que teria um total de 33 quilômetros de malha, para ser concluído até 2033, em três fases. O valor estimado é de US$ 1,5 bilhão, sendo que a primeira fase, de 18 quilômetros, seria concluída até 2013 a um custo de US$ 900 milhões. Ainda estamos definindo as prioridades, mas acreditamos que as zonas sul e leste da capital seriam as mais necessitadas porque são as que estão crescendo mais. A zona norte, embora já esteja saturada, não cresce.

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Fonte: Gazeta Mercantil

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