A operadora ferroviária ALL (América Latina Logística) confirma para a segunda quinzena de fevereiro a retomada da circulação de trens de cargas no trecho entre Bauru e Tupã, de 202 quilômetros de extensão, para transporte de açúcar, soja e farelo de soja.
O contrato de concessão entre a empresa e o governo prevê apenas transporte de cargas e descarta a operação de trens de passageiros.
Segundo a assessoria de imprensa da operadora, desde o ano passado estão sendo realizados serviços de troca de dormentes – cerca de 26 mil peças –, correçãode bitola (espaço entre os dois trilhos), reforço de fixação de trilhos, capinação e limpeza do leito ferroviário.
Os aterros do trecho também estão sendo vistoriados. A ALL não informa o volume de recursos aplicados para recuperar a ferrovia neste trecho.
O processo de reforma e reativação da linha Bauru-Tupã, na Alta Paulista, faz parte de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre a operadora ferroviária e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), responsável pela fiscalização das ferrovias privatizadas no país.
Desde a semana passada, a ALL realiza campanha em cruzamentos de ruas e avenidas de Marília com a linha férrea, para orientar pedestres e motoristas sobre o retorno dos trens.
Desde 2000, portanto há seis anos, o trecho ferroviário Bauru-Panorama está totalmente desativado, o que influencia nos costumes da população, desprovida da movimentação dos trens.
Desde novembro do ano passado, as dioceses da Igreja Católica instaladas ao longo do trecho Bauru-Panorama, de 370 quilômetros de extensão, recolhem assinaturas para um abaixo-assinado reivindicando o retorno de trens de passageiros.
Porém, a circulação de passageiros no trecho dependerá da ação do governo federal, que terá que abrir licitação para terceirizar a operação dos comboios.
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