Com a compra da Brasil Ferrovias em maio do ano passado, a América Latina Logística (ALL), até então basicamente concentrada no sul do País e na Argentina, passou a atuar em todo estado de São Paulo, Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. A área de abrangência passou de 16 mil para 21 quilômetros, formando o maior corredor ferroviário da América Latina. O negócio, que envolveu recursos de R$ 1,405 bilhão em ações, também possibilitou à ALL acesso ao porto de Santos, o principal terminal de escoamento de cargas do País. A ALL já anunciou que a operação deve fazer a empresa dobrar de tamanho em cinco anos.
Segundo a empresa, dos R$ 2,87 bilhões que serão investidos de 2006 a 2009, 35% irão para compra de vagões em parceria com clientes, 25% para melhorias na via permanente, 25% para aquisição de locomotivas e 15% para as áreas de tecnologia, terminais, dentre outros.
A previsão da ALL é que o primeiro balanço no azul da coligada seja registrado nesse ano. Nos últimos meses, a ALL tem se dedicado a integrar as duas operações, processo previsto para terminar no início de 2007. Todo o comando das novas coligadas vai ficar em Curitiba, onde já funciona a sede da ALL. Como parte do processo de reestruturação, a empresa reduziu de 4,5 mil para 1,5 mil o número de funcionários da Brasil Ferrovias. Com a aquisição, a participação das commodities agrícolas cresceu de 50% para 75% na receita da ALL, mas a empresa já anunciou que pretende ampliar o volume de industrializados na malha da coligada. A meta é ter 50% do volume no segmento.
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