Trem para Cuiabá

Triste realidade. O governo federal injetará R$ 1,12 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na rede ferroviária da América Latina Logística (ALL) – dona da Ferronorte – mas nem um centavo será destinado à retomada da obra no trajeto de Alto Araguaia a Cuiabá.


Parte dos recursos do BNDES será destinada aos gargalos da Ferronorte, para que o trecho paulista da ferrovia tenha capacidade de atender à demanda atual, ao contrário do que ora se verifica, pela precariedade da linha, o que impõe a trafegabilidade lenta para minimizar os corriqueiros descarrilamentos causados pelas limitações daquela via implantada há décadas para suportar comboios de passageiros e cargas leves.


Não se discute a necessidade de modernização da ferrovia em São Paulo. Sem os investimentos que lhes serão destinados fatalmente ela entrará em colapso, o que comprometeria o escoamento da parte da safra agrícola mato-grossense destinada ao porto de Santos. Porém, em se tratando de recursos públicos, esperava-se que o governo Lula destinasse o montante para a retomada da construção de trilhos rumo norte a partir de Alto Araguaia, aonde a linha chegou no mês de agosto de 2002 e permanece até o momento.


Obra ferroviária requer planejamento e grandes investimentos. Lamentavelmente, até agora, sequer há definição quanto ao traçado da Ferrovia Senador Vicente Vuolo – da Ferronorte – entre Alto Araguaia, Rondonópolis e Cuiabá. Esse fato sinaliza para o pior: o retardamento – e não se sabe até quando – da retomada do avanço da Ferronorte para o centro geodésico do continente.


Em Mato Grosso, no macro o avanço dos trilhos quebrará o quase monopólio de cargas pelas rodovias e criará uma matriz de transporte eficaz e rápida. Além disso, estudos de entidades representativas do segmento produtivo mato-grossense revelam que a chegada dos trilhos a Rondonópolis garantirá mais sete milhões de toneladas anuais para o sistema de transporte da Ferronorte. E grandes grupos empresariais demonstram interesse na compra de vagões para escoarem grãos, fibras e farelo de soja. Essa realidade jamais seria desconsiderada no mundo inteiro, mas, por aqui, parece que não é suficientemente capaz de sensibilizar as autoridades em Brasília.


O momento é delicado e impróprio para manifestações individuais. É hora de Mato Grosso se unir suprapartidariamente com apoio do empresariado e entidades representativas para defender junto ao presidente Lula da Silva que paralelamente às obras previstas para o trecho paulista da ferrovia, se inicie o avanço dos trilhos para Rondonópolis e Cuiabá.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Diário de Cuiabá (MT)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*