Manutenção de vagões e locomotivas na Ferroeste

A juíza federal Soraia Tullio confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção de vagões e locomotivas em operação na Ferroeste – Estrada de Ferro Paraná Oeste, empresa do governo do Paraná. A decisão foi motivada por novo pedido de antecipação de tutela protocolado pela Ferrovia Tereza Cristina e pela Transferro Operadora Multimodal – proprietárias dos equipamentos.


No último dia 14 de março, a Justiça Federal já havia negado, em primeira decisão, pedido das empresas para devolução da frota. A operação dos 248 quilômetros da linha férrea entre Cascavel e Guarapuava é mantida com 60 vagões e 13 locomotivas requisitadas por decreto do governador Roberto Requião, editado no início de janeiro.


A decisão impediu que as empresas criassem problemas no transporte ferroviário que passou a ser prestado pela Ferroeste, depois de a Justiça decretar a falência da Ferropar, antiga subconcessionária do trecho. “O transporte ferroviário é fundamental para baratear os custos com escoamento da safra agrícola dos produtores da região Oeste do Paraná”, lembra o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.


“O governo do Estado está fazendo todos os esforços possíveis para garantir o transporte ferroviário da produção do Oeste do Paraná. Essa é a nossa terceira vitória. Uma grande notícia que assegura definitivamente a retomada da ferrovia. Cria também um ambiente muito propício aos produtores e usuários fazerem aquisição de novos vagões e locomotivas”, completou Samuel Gomes.


No despacho, a juíza Soraia Tullio determinou que a Ferroeste passe a remunerar mensalmente, bem como a remuneração pretérita desde 15 de dezembro de 2006, as proprietárias dos vagões e locomotivas. A decisão vai ao encontro do decreto do governador Requião, que determinou a formação de uma comissão para estudar o valor a ser pago às empresas pelo uso da frota.


Prejuízos – No início de março a juíza negou pedido de antecipação de tutela da Transferro e Ferrovia Tereza Cristina e manteve a frota de vagões e locomotivas na Ferroeste. “As conseqüências seriam irreversíveis, considerando o evidente risco de não atendimento da demanda de transporte da safra de grãos, o que certamente gerará enormes prejuízos não só à Ferroeste, mas principalmente a um número incalculável de usuários do serviço”, anotou Soraia Tullio.


O decreto de requisição, segundo ela, foi fundamentado no artigo 5º, inciso XXV da Constituição Federal. “A requisição administrativa visa a atender necessidades coletivas urgentes – diante, por exemplo, de ameaça de paralisação de atividades de interesse da população -, e distingue-se da desapropriação justamente por não comportar indenização prévia, por ser transitória e por não depender de intervenção prévia do Poder Judiciário para sua execução”, destacou.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (PR)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0