PAC estuda inclusão de ferrovia alternativa

Uma das principais obras previstas para o Paraná, no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), poderá ser revista a pedido do governador Roberto Requião. De acordo com o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, a ligação ferroviária entre Guarapuava e Ipiranga, proposta pela ALL (América Latina Logística), poderá ser substituída pelo trecho alternativo entre Guarapuava, Irati e a estação Engenheiro Bley, no município da Lapa (Região Metropolitana de Curitiba).


A linha férrea, de aproximadamente 220 quilômetros, é fundamental para concretizar o Corredor Oeste – ligação ferroviária da região Oeste ao Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. “A obra está prevista no PAC. Nós estávamos prevendo fazer o trecho Guarapuava até Ipiranga, mas tivemos um pedido governador Requião para estudar um traçado alternativo e fazer para a Lapa”, declarou Bernardo nesta quinta-feira (1º de março), durante o Fórum Regional Sul do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).


Segundo o ministro, o projeto definitivo do trecho ferroviário não está concluído. “E nós topamos discutir, fazer algumas reuniões. Os ministérios dos Transportes e Planejamento estão participando, se for chegar a uma conclusão que é viável, principalmente se for melhor, podemos fazer neste novo traçado”, revelou.


A idéia é concluir os estudos e licitar a linha férrea ainda neste ano garante Bernardo. “Para construir ainda neste período de governo (nos próximos quatro anos)”, assegura. O objetivo, segundo ele, é aproveitar as discussão do Fórum para resolver de que forma será equacionada a via de trem para o Oeste.


Gargalo – A ferrovia alternativa foi defendida na reunião pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. A estrutura vai contribuir para superar o “gargalo ferroviário” que existe no Paraná. A linha férrea atual, que liga Guarapuava a Ponta Grossa, tem mais de 50 anos e um traçado impróprio para o transporte de cargas devido o raio das curvas muito fechados e rampas acima das especificações adequadas.


“Efetivamente não é possível desenvolver a ferrovia para o Oeste do Paraná, sem que isto seja solucionado”, disse Samuel. Ele informou já ter conhecimento de que a discussão foi tratada pelo governador Requião e o ministro Paulo Bernardo. “Mas vim fazer um registro como presidente da Ferroeste e representando um grande leque de entidades, para que a ligação seja executada entre Guarapuava e Lapa ao invés de Guarapuva e Ipiranga”, concluiu.


Ferroeste quer ferrovia em nova ponte entre Brasil e o Paraguai


Samuel aproveitou a ocasião para discutir a questão da nova ponte internacional na região de Foz do Iguaçu. “O PAC inclui corretamente a necessidade desta ponte, todavia o memorando de entendimento entre os presidentes Nicanor Duarte Frutos (Paraguai) e Lula (Brasil) previa que ela seria rodoferroviária e feita pela iniciativa privada. Quando o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) fez o pré-estudo de viabilidade, verificou que não seria possível fazer e a mesma teria que ser bancada por dinheiro público”.


Na avaliação do presidente da Ferroeste, fato a exclusão da ferrovia na ponte ocorreu por uma questão financeira e não logística. “Isto me parece um erro estratégico grave com repercussões para o Paraná muito sérias”. A avaliação vai de encontro ao projeto do Ministério dos Transportes, em parceria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para desenvolver o transporte hidroviário no Lago de Itaipu e rio Paraná.


Os estudos do impacto da nova modalidade de transportes estão sendo bancados pelo BID (Bando Interamericano de Desenvolvimento) ao custo de US$ 943 mil. “O Porto de Paranaguá pode perder competitividade na atração daquelas cargas do Oeste do Paraná que seriam, em tese cativas, mesmo do Paraguai e do Noroeste da Argentina”, alertou.


Samuel informou que a reivindicação tem apoio de várias lideranças e entidades da região e do Par

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (PR)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0