O fortalecimento do Corredor Ferroviário do Oeste do Paraná com a construção de uma ferrovia de Maracajú (MS) até Curitiba, passando por Dourados (MS), Guaíra (PR), Cascavel (PR) e Guarapava (PR), foi a principal reivindicação do Estado do Paraná para ser incluído no Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), do Ministério dos Transportes, que deve ficar pronto até o fim do ano.
Segundo o presidente da Ferroeste – ferrovia mantida pelo governo do Paraná e que liga Guarapuava a Cascavel -, Samuel Gomes, atualmente 70% das cargas do Estado são transportadas por caminhões. “O Paraná, com o apoio do Mato Grosso do Sul, quer uma ferrovia de Maracajú até Dourados, seguindo até Guaíra e de lá até Cascavel. De Cascavel até Guarapuava já tem a Ferroeste, então que sejam construídos 276 quilômetros ligando Guarapuava a Curitiba. Queremos também uma segunda linha férrea para a Serra do Mar”, explicou.
A ampliação da Ferroeste e outras obras foram discutidas ontem com o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, na 16ª reunião de avaliação da versão preliminar do PNLT. Na reunião também foram discutidos obras no Porto de Paranaguá e em rodovias estaduais. O Estado também quer ver incluídos no PNLT a construção do Porto do Mercosul, em Pontal do Paraná, o aprofundamento do Canal da Galheta e a criação do terminal de passageiros de Antonina e outras novo obras que somam R$ 1,84 bilhão em investimentos. O PNLT prevê R$ 29 bilhões para a região Sul até 2023.
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