A Argentina começou um processo de licitação para construir um trem de alta velocidade que ligará em menos de duas horas as cidades de Buenos Aires e Mar del Plata, principal balneário da Argentina 400 km ao sul, informou nesta terça-feira uma fonte do Governo.
A licitação contempla a formulação integral do anteprojeto, que inclui a proposta de desenvolvimento e execução da obra. A previsão de custos está entre 800 milhões e 1 bilhão de dólares.
A iniciativa é a segunda do gênero no país sul-americano, que se soma à do trem de alta velocidade que unirá Buenos Aires às cidades de Rosario e Córdoba (310 e 700 km ao norte, respectivamente), vértices da zona de maior atividade industrial, agrária e de serviços da Argentina.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Mar del Plata é o maior centro turístico do verão argentino, com uma média de dois milhões de visitantes durante a alta temporada, que vai de janeiro a março.
O trem bala viajará a uma velocidade máxima de 320 km por hora e sua inauguração está prevista agora para o primeiro semestre de 2010, um ano depois do prazo fixado originalmente, durante o lançamento do projeto em fevereiro.
Segundo o novo cronograma, a obra deverá começar em janeiro de 2008.
Já existe uma ferrovia que faz o trajeto entre Buenos Aires e Mar del Plata, em uma viagem de mais de sete horas.
Seja o primeiro a comentar