Trem do Cariri circula em 2008

Está pronto o primeiro vagão com ar-condicionado do trem que ligará Crato a Juazeiro. Até o fim do ano, será concluída a malha ferroviária. A cobertura de concreto e dormentes já chegou no bairro São Miguel, no Crato. O Projeto Trem do Cariri está sendo implantado ao longo da linha tronco sul da Rede Ferroviária Federal (Rffsa), hoje operada pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).


A primeira etapa do projeto será concluída em dezembro. A expectativa é de que o trem entre em operação em fevereiro do próximo ano em caráter experimental, teste de linha. A afirmação é do diretor-presidente da Companhia de Transportes Metropolitanos de Fortaleza (Metrofor), Rômulo dos Santos Forte, que esteve no Cariri em companhia do diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor, Clovis de Lima Picanço, inspecionando as obras do trem urbano.


Estações terminais


O percurso de 13 quilômetros, entre os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, contará com quatro estações intermediárias, duas no Crato e duas em Juazeiro do Norte, além das duas estações terminais nas respectivas sedes destes municípios, num total de oito estações.


O sistema também será composto por oficinas de manutenção, centro de administração e controle de trens e dois veículos leves sobre trilhos (VLT), os Transportes Rápido AutoMotriz (Tram), com capacidade para levar até 330 passageiros por cada viagem feita.


O projeto será concluído no mês de julho de 2008, quando então os dois vagões, que estão sendo fabricados na indústria Bom Sinal, em Barbalha, serão liberados para o transporte de passageiros. São composições de tração diesel hidráulica mecânica, formada por dois carros, equipados com ar-condicionado, capacidade total de 330 passageiros por composição e velocidade máxima operacional de 60km/h.


Complemento


O projeto garante tarifas suportáveis pelos usuários e a integração física e operacional do sistema. A intenção não é substituir os ônibus e topiques que atendem as duas cidades. A concepção do trem urbano é complementar o transporte terrestre. O projeto original incluía os municípios de Missão Velha, Juazeiro e Crato. O projeto de viabilidade demonstrou que a extensão até Missão Velha aumentaria os custos em mais de R$ 20 milhões. “No projeto de ampliação, Barbalha será incluída”, garantiu o diretor-presidente do Metrofor.


O chamado triângulo Crajubar, formado por Crato, Juazeiro e Barbalha, possui uma população de 363.810 habitantes, em sua maioria vivendo em áreas urbanas. Nas épocas de festas, como romarias e Expocrato, a população flutuante sobe para mais de um milhão.


Ao apresentar estes números, o diretor presidente do Metrofor cita ainda a forte ligação histórica com o transporte ferroviário de passageiros, existente até o fim dos anos 80 e o crescente processo de urbanização. Outra justificativa para execução do projeto, segundo Rômulo, é o turismo regional.


A direção do Metrofor, que vai administrar o sistema ferroviário, ainda não tem o preço da passagem entre Crato e Juazeiro, mas antecipa que, de acordo com estudos feitos, a princípio serão os mesmos preços dos coletivos, podendo ser mais baixos, dependendo do fluxo de passageiros.


SAIBA MAIS


Atribuições dos municípios


Crato


Projeto e construção de estação de passageiros, ao lado do Complexo Ferroviário do Crato; liberação patrimonial e física da plataforma da antiga via permanente; cessão das áreas necessárias à instalação do Centro de Administração e Controle de Trens e da área para a instalação das oficinas e pátio de estacionamento de trens; desapropriação e/ou cessão das áreas para a implantação dos cruzamentos ferroviários.


Juazeiro


Desapropriação e recuperação da Estação Ferroviária do município; desapropriação e/ou cessão das áreas para a implantação dos cruzamentos ferroviários e áreas para a implantação das paradas.


Mais informações:
Companhia Cearens

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Fonte: Diário do Nordeste (CE)

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