A maior mineradora do Brasil e segunda do mundo, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), abre inscrições nesta sexta-feira, 5 de outubro, para a seleção de 30 (trinta) profissionais que irão compor o Programa de Especialização em Engenharia Ferroviária, o primeiro nestes moldes oferecido por uma empresa no Brasil. As inscrições vão até o dia 31 de outubro de 2007 e poderão ser feitas pelo site da Companhia.
Os candidatos aprovados no processo seletivo receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3 mil durante as aulas. O curso terá duração de três meses e será realizado em São Luís do Maranhão, local onde a empresa tem parte de suas operações industriais, entre elas 892 quilômetros da Estrada de Ferro Carajás, que passa por 23 localidades dos estados do Maranhão e Pará. Estarão concorrendo às vagas da pós-graduação, engenheiros residentes nas cidades de São Luís/MA, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Campina Grande/PB, Teresina/PI, Maceió/AL, Natal/RN, Recife/PE, Salvador/BA e Belém/PA.
O programa tem a parceria do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/MA) e criará mão-de-obra especializada contribuindo para o desenvolvimento no setor, que se encontra ainda carente de especialistas para atuação em transportes ferroviários. A Vale do Rio Doce arcará financeiramente com o curso e o CEFET/MA fará a coordenação executiva e acadêmica da especialização.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O curso, que tem previsão de início em fevereiro de 2008, proporcionará ao profissional de engenharia o desenvolvimento da visão integrada das atividades da operação e manutenção ferroviária, compreendendo temas correlacionados como meio ambiente, segurança, produtividade, além de metodologias ligadas a gestão e custos. Para os estados, além do aperfeiçoamento da mão-de-obra local, a Companhia estará contribuindo para o desenvolvimento social.
Para concorrer às vagas basta preencher a ficha de inscrição disponível no site: www.cvrd.com.br; ser graduado em quaisquer das habilitações da Engenharia: Civil, Elétrica e Mecânica; ter até três anos de formado; boas noções de inglês e disponibilidade para residir em áreas remotas ao longo da Estrada de Ferro Carajás ou em São Luís, capital do Maranhão.
Palestras – o diretor de Logística Norte da Companhia Vale do Rio Doce, Zenaldo Oliveira, realizará palestras para os graduandos do último período dos cursos de engenharia das Universidades Federais e Estaduais de cada cidade inserida no programa.
Seja o primeiro a comentar