Em um leilão sem qualquer disputa, em que foi a única a fazer uma proposta, a Companhia Vale do Rio Doce arrematou a concessão para exploração comercial do novo trecho da ferrovia Norte-Sul pelo lance mínimo de R$ 1,478 bilhão de reais. Com a aquisição, a mineradora terá o direito de explorar o trecho por um período de 30 anos.
Segundo o diretor executivo da empresa, Eduardo Bartolomeu, a aquisição será financiada com recursos previstos no plano de investimentos logísticos da companhia, de US$ 780 milhões para este ano. Além disso, a empresa planeja fazer captações.
” A Vale pagou R$ 1,478 bilhão pela concessão da ferrovia Norte-Sul e terá o direito de usá-la por 30 anos. “
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Metade da quantia ofertada pelo trecho será desembolsada em até 60 dias a partir de hoje, prazo para assinatura do contrato. Outros 25% serão pagos em 2008, quando for entregue o primeiro trecho, de Araguaína a Guaraí, e o restante será desembolsado apenas em 2009, na entrega do trecho restante, de Guaraí a Palmas.
O negócio em questão é considerado estratégico, pois permite o escoamento de grãos para exportação pelo terminal portuário maranhense. É um corredor natural para exportação, diz Bartolomeu.
Atualmente a Vale opera 225 quilômetros da ferrovia entre Açailândia e Estreito e conta com 450 vagões, por onde são transportados 1,7 milhão de toneladas, composto majoritariamente por soja em grão e correlatos. A expectativa é transportar 8 milhões de toneladas até 2011.
De acordo com o executivo, além de grãos, está sendo levada em conta também a demanda que deve ser gerada pela exploração de etanol, sobretudo na região Centro-Norte do país.
– A infra-estrutura está no cerne do nosso negócio e a operação mostra nosso compromisso com o desenvolvimento do país e a infra-estrutura dele – afirma o executivo.
Segundo ele outros R$ 350 milhões devem ser investidos, sem prazo determinado, para compra de 550 vagões que circularão para ferrovia.
Há ainda desembolso de R$ 66 milhões, que começarão a ser investidos a partir da assinatura do contrato, para a infra-estrutura que apóia a operação da ferrovia, como sinalização, oficinas, postos de abastecimento. Assim como já vinha sendo feito no outro trecho, a Vale afirma que vai usar 20% de biodiesel no óleo diesel usado nas locomotivas. O combustível continuará sendo fornecido pela BR.
Com o trecho arrematado hoje, a extensão total que a Vale opera atualmente no país sob concessão passa para 9.720 quilômetros. O negócio com transporte de cargas de terceiros gera para a Vale faturamento de R$ 2,5 bilhões ao ano, segundo Bartolomeu.
Dilma minimiza falta de concorrência
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, minimizou o fato de a aquisição ter sido feita com preço mínimo.
” Seria ruim se desse vazio. Se ela não der abaixo do preço mínimo, não tem problema “
– Seria ruim se desse vazio (sem competidor). Se ela não der abaixo do preço mínimo, não tem problema – afirmou Dilma.
A ministra enfatizou a importância da obra, lembrando que ela será fundamental para permitir que se obtenha recursos para que a estatal Valec – empresa do governo responsável pela construção da ferrovia – construa um segundo trecho, que poderá ser licitado no futuro .
– São mais de mil quilômetros de ferrovias cortando o coração do Brasil – disse.
Dilma chegou a brincar com o valor de R$ 1,478 bilhão que a Vale deverá pagar. Segundo ela, “tem gente que diz que é preço máximo, mas eu continuo achando que é o preço mínimo”, numa referência às críticas do setor privado ao valor da licitação, considerado muito elevado.
– Se tivesse mais competidores, o valor seria maior – afirmou.
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