Os trens “mini-shinkansen” surgiram no Japão quando algumas linhas do país tiveram suas bitolas modificadas de 1.067 mm para 1.435 mm. Como as bitolas continuaram, era preciso criar um trem com uma sessão transversal mais estreita, que foi o Shinkansen E6.
Assim como os trens da série E5, que estão sendo entregues agora e são uma derivação do modelo Fastech 360S, o Shinkansen E6 é uma variação do Fastech 360Z. Formados por sete carros, os trens entrarão em operação comercial a partir de março de 2013, substituindo toda a série E3, de seis carros, que realizam o serviço Komachi entre Tóquio e Akita.
A série E6 foi concebida para circular em composição múltipla com a série E5 entre Tóquio e Marioka, da mesma forma que a série E3 circula hoje acoplada com as unidades da série E2-1000, entre Tóquio e Hachinohe.
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Qualidade de rolamento
A possibilidade de operar com seis a sete carros por trem permitirá uso de uma parte dianteira ou um nariz mais longo, conservando a mesma capacidade de assentos. Os carros das pontas, com 22.8 metros de comprimento, possuem um nariz de 13 metros, diante os seis metros utilizados na série E3. Cada unidade, com 148 metros de comprimento, será disposta de cinco motores e dois carros reboque, com capacidade para 315 passageiros na Classe Econômica e 23 na Primeira Classe.
Para garantir melhor qualidade de rolamento para alta velocidade, a série E6 será dotada de suspensão ativa, com 1.5 graus de oscilação. Entretanto, a velocidade máxima do mini-shinkansen entre Morioka e Akita será de 130 kmh, no começo. A previsão é que os trens operem a 300 kmh em 2013 e a 320 kmh a partir de março de 2014, permitindo a redução do tempo de viagem entre Tóquio e Akita entre 10 a 15 minutos.
Branco e vermelho
A decoração externa do Shinkansen E6 foi realizada pela empresa de desenho Ken Okuyama, e evoca imagens dos demônios de Namahage e do festival de farol de Kanto, tradicional na prefeitura de Akita. As cores predominantes serão principalmente o branco, com a parte superior pintada de vermelho e listas pratas ao longo da caixa.
Semelhante aos outros mini-shinkansens, tanto a Classe Econômica como a Primeira Classe terão assentos na disposição 2+2. Os novos trens terão tomadas elétricas em cada assento e circuito fechado de televisão, os quais também estão sendo introduzidos na série E5.
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