O Porto de Santos receberá até o final deste semestre mais nove trens da Linha 4 (Amerela) do Metrô de São Paulo, afirmou a Via Quatro, concessionária que administra a nova linha. As locomotivas vêm do Porto de Masan, na Coréia do Sul. O desembarque dos carros deve ocorrer no Terminal Marítimo da Deicmar, no Cais do Saboó, assim como os cinco que já foram descarregados no complexo santista.
Os primeiros trens, todos compostos de seis vagões, chegaram entre o final de 2009 e início deste ano. O quinto foi descarregado no último dia 3 de fevereiro. A composição partiu do Porto de Masan, na Coreia do Sul, no dia 27 de dezembro, a bordo do navio Scan Atlantic.
No dia 27 de janeiro, outros dois trens foram desembarcados no cais santista. As locomotivas vieram no navio S. Fighter.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os dois primeiros trens da nova linha chegaram no começo de janeiro.O primeiro saiu do Porto de Masan no dia 28 de outubro e desembarcou na Deicmar no primeiro dia do ano. O carregamento veio a bordo do cargueiro Thor Spirit. Já o segundo, que saiu em 5 de dezembro da Coreia, foi transportado pelo S. Partner e foi deixado no Porto em meados de janeiro.
Após o desembarque, os carros são levados em carretas para a capital. Em São Paulo, eles ficam no Pátio da Vila Sônia, onde são feitos os testes, a lavagem e a adesivagem dos vagões.
Os trens da Linha 4 foram construídos na Coreia por um consórcio formado pelas empresas Siemens e Hyunday Rotem. Ao todo, a primeira fase do projeto do Metrô terá 14 trens (84 carros).
Com a expansão da linha, São Paulo terá mais 74 quilômetros de metrô. Com 12,8 quilômetros de extensão, a Linha 4 ligará a Estação da Luz (Centro) à Vila Sônia (Zona Sul).
Seja o primeiro a comentar