A JR East, operadora estatal japonesa, selecionou a Knorr-Bremse para o fornecimento de sistemas de freio para seus 23 novos trens de alta velocidade Shinkansen E5.
Ao contrário das outras gerações do Shinkansen, a série E5 poderá operar comercialmente a 320 km/h, após oito anos de estudos e testes feitos pela JR East para identificar um sofisticado sistema de freio desenhado para operações acima dos 300 km/h.
Para atender esta demanda, a Knorr Bremse desenvolveu uma compacta e leve pinça de freio baseado em um design modular existente. Os discos de freio e as flexíveis pastilhas de freio sintetizadas Isobar foram desenvolvidas para lidar com a frenagem de emergência que podem ser necessárias no caso de um terremoto.
A série E5, com 10 carros, está sendo fabricada por um consórcio entre a Hitachi e a Kawasaki Heavy Industries e, no início, os trens correrão a 300 km/h comerciais. Quando o trecho Utsonomiya-Morioka, pertencente à linha Tohoku, estiver pronto em 2013, os Shinkansen E5 alcançarão os 320 km/h. Três TUE estarão em operação assim que a linha de alta velocidade Hachinohe – Shin Aomori for inaugurada em 2011.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar