Fabricados pela empresa paulista Wisewood Soluções Ecológicas o dormente ecológico é feito com lixo reciclável transformado em “madeira” plástica. Por meio de um processo de alto padrão de qualidade e tecnologia, a empresa iniciou a produção de dormentes que são utilizados para assentar os trilhos das estradas de ferro. As peças servem para emprego nas malhas ferroviárias, metroviárias ou VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos).
A madeira plástica é um produto composto de matéria-prima totalmente proveniente do lixo plástico reciclado, além de não conter nenhuma substância tóxica, das encontradas na madeira tratada, é ecologicamente correta por duas vezes: evita o desmatamento e pode ser novamente reciclada. É o que acontece com esses dormentes. Depois de retirados do local onde foram aplicados, podem ser desmanchados e servirem de base para novos produtos, formando um ciclo que contribui ostensivamente com a preservação do meio ambiente.
As vantagens do uso destes produtos estão na alta durabilidade (vida útil mínima de 50 anos), imunidade às pragas, não solta farpas, não absorve umidade, é fácil de limpar, resistentes a corrosão, baixo custo de manutenção, poder ser trabalhada com as mesmas ferramentas usadas na madeira natural, poder ser furado, serrado e aparafusado, aceitar pregos e parafusos, bem como fixação utilizando processos de colagem. www.wisewood.com.br.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar