A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio do laboratório de Ferrovias do Departamento de Engenharia Civil, em parceria com a Vale, está desenvolvendo um equipamento dinâmico que reproduz, em escala real, as dimensões de uma semiplataforma de via permanente, com carga por eixo.
O equipamento consiste em uma caixa metálica com um sistema hidráulico de aplicação de carga, acoplado a um sistema de aquisição de dados. Neste equipamento será construído um pavimento ferroviário em camadas e espessuras reais, desde a fundação até o lastro.
De acordo com o professor Dr. Gilberto Fernandes, responsável pelo laboratório de Ferrovias e Asfalto da UFOP, a intenção é permitir que os pesquisadores consigam ter respostas do interior do pavimento – como quanto de tensão a brita está absorvendo, por exemplo – diretamente do laboratório, o que permite maior precisão nos resultados.
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Para isso, a universidade está desenvolvendo uma via permanente, mas em tamanho menor, e uma bomba hidráulica que vai simular a movimentação da carga, para que o equipamento dinâmico possa mensurar como as camadas da via se comportam. As informações obtidas também poderão auxiliar na escolha do melhor material a ser utilizado na construção da via, e fazer testes com novos produtos, como escória de aciaria no lugar da brita.
De acordo com Fernandes, esse tipo de teste é importante para obter informações mais precisas e padrões que atendam às necessidades locais. “A infraestrutura não recebia a atenção devida. Ficávamos atuando só no trilho, dormente e lastro. Mas hoje já se pensa na fundação, como em qualquer obra de engenharia”, ressalta o engenheiro.
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