Quem passa pela ponte sobre a linha férrea na Rodovia Bunjiro Nakao, tem percebido uma movimentação de caminhões e máquinas na beira da ferrovia, além do acúmulo de terra do lado direito da pista sentido Ibiúna, bem próximo do rio que divide os municípios de Cotia e São Roque.
A desconfiança que se instalou no ar é de que já fosse a obra de duplicação da ferrovia pela ALL –América Latina Logística, concessionária que administra a linha férrea.
O assunto vem sendo discutido por ambientalistas de várias cidades há algum tempo. Com medo do impacto ambiental que a obra causaria, existem movimentos contra a obra, que ainda não foi autorizada pelos órgãos competentes.
Nossa reportagem esteve no km 101 da ferrovia, bem próximo à ponte da Bunjiro. Máquinas e caminhões estão no local retirando terra e colocando uma espécie de brita. Um engenheiro da obra deixou no ar a dúvida sobre a duplicação. Minutos depois negou que a obra fosse de duplicação.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
O vereador Giba Marcelino (PT) esteve no local com nossa reportagem e mesmo com a negativa do engenheiro, afirmou que questionará os órgãos ambientais que serão responsáveis pela autorização da obra.
A ALL foi procurada pelo cotiatododia e também negou que a obra seja de duplicação. A concessionária responsável pela ferrovia afirma estar fazendo a limpeza e recuperação da drenagem de uma plataforma que está situada ao lado da ferrovia na região de Caucaia do Alto. A área da obra faz parte do entorno da linha férrea que está sob concessão da ALL.
Segundo a empresa, a recuperação e drenagem é importante para evitar o acúmulo de água no local, o que pode causar o desnivelamento da linha férrea e acidentes no trecho.
Seja o primeiro a comentar