A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou nesta quinta-feira (15/12) os resultados da Pesquisa CNT de Ferrovias 2011. O estudo faz uma avaliação do sistema ferroviário brasileiro, analisando o desempenho operacional das concessionárias nos principais corredores ferroviários do país e identificando as principais alterações ocorridas no setor.
De acordo com a pesquisa, os corredores que apresentaram maior crescimento da capacidade de movimentação entre 2006 e 2010, medida em TKU (toneladas por quilômetro útil), foram Santos (bitola larga) e Centro-Oeste/São Paulo. Em Santos, o aumento da movimentação foi de 74,4%, o que representa 6,9 bilhões a mais de TKU. Já no corredor Centro-Oeste/São Paulo o volume passou de 15,2 bilhões para 21,1 bilhões de TKU, ou seja, um aumento de 38,1%.
O volume de cargas embarcadas também foi analisado na Pesquisa CNT. Novamente, o corredor de Santos registrou o maior crescimento no período, com destaque para o trecho de Jundiaí a Santos, que totalizou 35,5 milhões de TUs (toneladas úteis) embarcadas em 2010.
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O estudo também mensurou a satisfação dos clientes das ferrovias. De acordo com a avaliação, 50% dos clientes classificaram o transporte sobre trens de forma positiva, com boa atuação na comunicação entre cliente e concessionária. O custo do frete e a disponibilidade de vagões especializados, entretanto, foram as principais queixas como entrave ao desenvolvimento por parte dos entrevistados.
Para conferir a Pesquisa CNT de Ferrovias 2011 na íntegra, clique aqui.
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