O presidente da Cosan, Marcos Lutz, foi eleito o Ferroviário do Ano de 2011. A escolha foi feita pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária em novembro passado. Lutz está no comando da empresa desde novembro de 2009. Antes de assumir o cargo, era diretor vice-presidente Comercial e de Logística da Cosan.
Foi na gestão de Marcos Lutz que a Cosan fechou o acordo com a ALL para o transporte de 9 milhões de toneladas de açúcar por ano, entre o interior de São Paulo e o porto de Santos. O projeto envolveu o investimento de R$ 1,1 bilhão na compra de 729 vagões e 50 locomotivas, melhorias e duplicação da via.
O executivo trabalhou na CSN por quatro anos como diretor-executivo de Infraestrutura e Energia. Foi ele quem concebeu e executou o projeto de Casa de Pedra, que transformou a CSN em exportadora de minério, gerou a encomenda de 700 vagões e 40 locomotivas e movimentação para a MRS.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Lutz também foi diretor-superintendente da Ultracargo, subsidiária de logística do Grupo Ultra, e membro do conselho de administração da MRS Logística e Ita Energética. Ele é mestre em administração de empresas e graduado em engenharia naval.
A homenagem a Marcos Lutz e a premiação dos melhores do setor metroferroviário será no dia 29 de março, durante um jantar promovido pela Revista Ferroviária, em São Paulo. Os convites para evento estão à venda. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3059-6063, pelo e-mail eventos@revistaferroviaria.com.br ou através do site www.revistaferroviaria.com.br/premio2012 .
Seja o primeiro a comentar