Linha 5 do Metrô SP terá praças sobre as estações

As futuras estações da Linha 5-Lilás do Metrô, todas subterrâneas,terão um diferencial: praças amplas ocuparão a parte de cima das paradas, criando “respiros” urbanos em regiões que hoje carecem de grandes áreas abertas, como o entorno da Avenida Santo Amaro, na zona sul. Esses espaços terão, em média, 2,8 mil m². Atividades como feiras de artesanato, exposições e campanhas de vacinação poderão ocorrer nelas, deixando-as mais integradas ao bairro.


É o que explica Ivan Piccoli, coordenador de arquitetura, paisagismo e urbanização do Metrô. “Aquele é um trecho de cidade muito adensado, com imóveis que tendem à degradação ou já degradados.” O fato de as avenidas chegarem muito perto dos imóveis, diz ele, contribui para a deterioração urbanística. “Então, o Metrô resolveu construir praças, para que ali a área se reorganize.”


Piccoli entende que a Linha 5 poderá se transformar num vetor para a reconfiguração desses pontos. O engenheiro Jaime Waisman, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), concorda. “O Metrô em si já é um empreendimento positivo. E pôr praças em áreas que precisam é trabalhar para requalificá-las.” Por isso, Waisman acredita em uma transformação urbana no entorno dessas praças, com novas opções comerciais e residenciais em um raio de até 500 metros das estações.


Um dos trechos onde as obras do Metrô devem alterar bastante a paisagem é o da futura Estação Moema. Situada ao lado da Praça Nossa Senhora Aparecida, onde fica uma tradicional igreja católica, a área verde sobre a estação será uma espécie de “prolongamento” da vizinha. As duas serão separadas só pela Avenida Divino Salvador. A quadra ao lado já está cheia de tapumes para a obra.


Outra estação, a Servidor, perto do Hospital do Servidor Público Estadual, contará ainda com um estacionamento embaixo da sua respectiva praça. A garagem ocupará, segundo o projeto conceitual, dois níveis no subsolo. O Metrô não informou quantas vagas serão oferecidas neste espaço.


As praças da Linha 5-Lilás – que não terão nomes, pois não serão logradouros oficiais, e sim propriedades do Metrô – deverão se concentrar no trecho entre as estações Alto da Boa Vista e Servidor. No trecho final, entre as paradas Vila Clementino e Chácara Klabin, haveria menos necessidade para esse modelo de intervenção.


Os novos ambientes externos ainda serão contemplados com grandes estruturas de aço e vidro para cobrir as entradas das estações. Elas devem se tornar a “marca registrada” desse trecho da linha, que terá 11 paradas e deve ser entregue em 2015. A cobertura da Estação Alto da Boa Vista lembra a da Canary Wharf Station, do metrô londrino. Claraboias espalhadas pelas praças levarão luz natural até as plataformas.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Jornal da Tarde

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*