Obras da Linha 3 começarão em janeiro de 2013

O secretário estadual de Obras, Hudson Braga, afirmou, em nota divulgada nesta quarta-feira, que em um mês será lançada a modelagem do edital para a construção da Linha 3 do Metrô, definindo as regras que a Parceria Público Privada (PPP) terá que seguir. Em outubro o edital será lançado, e a previsão do governo do estado é que em janeiro de 2013 as obras possam ser iniciadas.


Nesta terça-feira, o governo federal anunciou a liberação dos recursos para a implantação da linha 3, que vai ligar Niterói a São Gonçalo. Realizado pela secretaria estadual de Obras no âmbito do PAC 2, o metrô será responsável pela integração dos dois municípios, com possível extensão até Itaboraí, onde está sendo construído o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Os investimentos públicos totalizam R$ 1,734 bilhão, sendo R$ 500 milhões do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 774 milhões do BNDES, R$ 200 milhões de financiamento com o Banco do Brasil e R$ 260 milhões de compensação ambiental.


A Linha 3 começa na estação Arariboia, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Ela seguirá ao longo de um trecho de 22 quilômetros, sendo 17,7 quilômetros em viadutos e 4,3 quilômetros em superfície, ligados por 14 estações. O projeto inclui um estacionamento e garagem para pequenos atendimentos e reparos em Barreto e um centro de manutenção, em Guaxindíba. O projeto da estação Arariboia vai compor o Caminho Niemeyer. Segundo o governo do estado, o metrô vai garantir o deslocamento intermunicipal de aproximadamente 1,7 milhão de habitantes.


Calcula-se que 70% dos usuários da Linha 3 terão como destino a cidade do Rio de Janeiro, utilizando a Estação Arariboia, a maior estação do sistema, como estação terminal e de integração. Essa estação ficará ao lado de onde hoje se encontra o terminal das barcas. Será construído um terminal intermodal, integrando os sistemas de metrô, barcas e ônibus municipais e intermunicipais. Ele deve atender a cerca de 600 mil passageiros por dia e vai compor a maior integração intermodal do país e a primeira a incluir um terminal aquaviário.


A outra estação terminal é Guaxindiba, localizada próximo à BR-101. Ela vai permitir a integração intermodal com os municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Magé, garantindo o deslocamento até Niterói e Rio de Janeiro. Há a expectativa de ampliar o sistema até Itambi, em Itaboraí, para atender aos funcionários do Comperj, e Visconde de Itaboraí.


O projeto de revitalização da estação Barreto prevê a recuperação da antiga estação ferroviária, que atualmente está desativada. Já a estação Vila Lage, a primeira de São Gonçalo, ajudará a estruturar o transporte de massa na região. Na Praça do Zé Garoto, no Centro de São Gonçalo, haverá dois acessos. A expectativa é reduzir o tempo de deslocamento entre as duas pontas da linha de duas horas para 40 minutos.

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