Londres mantém obras até reta final

Enquanto o Rio começa a se tornar uma cidade cercada por tapumes por conta das obras para os dois maiores megaeventos esportivos do planeta, a capital inglesa ainda não conseguiu se livrar dos seus a apenas 64 dias da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Londres parece um canteiro permanente de obras. As intervenções olímpicas estão em fase de acabamento, principalmente na área de entorno do Parque de Stratford, na Zona Leste, que abriga nove instalações esportivas. Falta terminar o principal acesso de pedestres ao terminal de ônibus urbanos, as conexões de ônibus para o transporte da família olímpica, um calçadão que ligará a estação de metrô e trem a uma das entradas do Parque Olímpico e até os acessos a uma estação de metrô de superfície construída para os Jogos.


– Passo aqui todos os dias, cinco vezes na semana, e penso que eles (os operários) refazem tudo. Parece que nunca acaba. Penso que eu faria mais rápido – brinca o português Artur Gomes, olhando para as obras nas calçadas do Terminal Rodoviário de Stratford, que está em operação, mas com cercas por quase todos os lados.


Cidade inaugurou duas linhas de metrô


Mesmo com 13 linhas de metrô e outras sete de superfície, que transportam 3,5 milhões de passageiros por dia, além de variados ramais de trens urbanos, Londres fez mais para as Olimpíadas. A cidade inaugurou duas novas linhas de metrô de superfície, que passam por Stratford. Numa delas, os trens, além de novinhos, têm espaço de causar inveja aos sofridos usuários da SuperVia e do metrô carioca.


Também para os Jogos, o Javelin (dardo, em inglês), um trem de alta de velocidade, percorre os quase 20 quilômetros entre a estação internacional de Stratford (outra novidade olímpica) e Saint Pancras, no Centro, em apenas seis minutos. Funcionará 24 horas por dia durante o megaevento.


Outra megaobra, orçada em 15,9 bilhões de libras (R$ 50,4 bilhões), mas não projetada para as Olimpíadas, mantém áreas da zona central cercadas por tapumes. É o Crossrail, um projeto de novas ligações ferroviárias Leste-Oeste de alta velocidade, com 37 estações (sendo oito novas). Passará pelo Centro de Londres, num total de 118 quilômetros de linhas. Ligará Shenfield e Abbey Road, no Leste da capital, a Maidenhead e ao Terminal 4 do Aeroporto de Heathrow – hoje já atendido pelo metrô Piccadilly e por duas linhas de trens (uma delas, de alta velocidade) que levam a Paddington, respectivamente, em 15 e em 40 minutos.


A previsão de entrega da primeira parte do Crossrail é 2018, na Zona Central. Ele deve transportar mais 1,5 milhão de passageiros por dia.

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Fonte: Agência O Globo

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