VLTs da Bombardier usam baterias de nova geração

Os 30 novos veículos FLEXITY Swift foram introduzidos para proporcionar uma capacidade adicional de passageiros, e também para substituir alguns mais antigos, ampliando dessa forma a cobertura de todas as linhas da rede existente. Os novos veículos, com 37 metros de comprimento, são compostos por três módulos com capacidade para transportar 244 passageiros, e seu interior é transitável ao longo de toda a extensão. Para trocar a fonte de alimentação nas linhas dos veículos elétricos sobre trilhos da corrente contínua para a corrente alternada, utilizada pelos trens da linha principal (ou vice-versa), os VLT têm de passar por um trecho de 250 metros de extensão, onde não há disponibilidade de alimentação externa. Para tanto, é necessário um sistema de baterias de bordo de 24 V (nominal) para suportar todo o consumo elétrico dos veículos. Por isso, a confiabilidade da bateria é um fator vital para garantir a pontualidade dos serviços dos VLTs de Karlsruhe.


Além disso, as baterias de bordo devem proporcionar energia de emergência de reserva para os sistemas críticos do veículo (como iluminação, comunicações e operação das portas) durante um mínimo de 30 minutos, caso haja interrupção da energia externa, como ocorreria no caso de uma falha dos conversores estáticos. Após esse período de 30 minutos, as baterias devem ainda ser capazes de fornecer um mínimo de 80 A (amperes) durante 12 segundos para acionamento do sistema eletromagnético de frenagem dos VLT.


As baterias MSX da Saft são a solução ideal para esse tipo de aplicação, uma vez que foram desenvolvidas especificamente para oferecer uma alta capacidade energética e grande rendimento quanto aos ciclos de carga e descarga, numa amplitude térmica muito ampla de -30°C a + 50°C. O projeto da MSX incorpora ainda um sistema centralizado de reabastecimento de água que torna a manutenção rápida e simples, ajudando a atender às necessidades de baixa manutenção das operadoras de trens.


Os sistemas que estão sendo instalados nos VLT FLEXITY Swift são compostos por 19 baterias MSX 200 da Saft, com uma capacidade nominal de 200 Ah (amperes-hora). Nesta aplicação, a garantia é de uma vida útil mínima de 15 anos, sem nenhum risco de falha por morte súbita, o que representa um aumento de 10 anos em comparação com as baterias equivalentes de chumbo; esse fato, e também o aumento dos intervalos de manutenção, asseguram um custo total menor para a operadora.

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Fonte: Bombardier

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