A Cotriguaçu Cooperativa Central, controlada pelas cooperativas paranaenses Coopavel, C. Vale, Copacol e Lar, vai inaugurar na quinta-feira, em Cascavel, a primeira fase de um projeto de logística que contempla recepção, armazenagem e transporte de cargas frigorificadas e contêineres por ferrovia.
O empreendimento ocupa uma área total de 170 mil metros quadrados junto à Ferroeste, no quilômetro 574 da BR-277. Na primeira fase, começará a operar uma câmara frigorífica com capacidade para a armazenagem de 10 mil toneladas de produtos congelados que terá prateleiras móveis sob trilhos e será toda automatizada.
O Terminal Ferroviário da Cotriguaçu, que deverá absorver investimentos da ordem de R$ 200 milhões, é uma parceria público-privada com o governo do Paraná, que concedeu a área em questão por 50 anos. Também na quinta-feira, a Cotriguaçu vai anunciar o início das obras do primeiro de três armazéns de grãos e do prédio onde ficará seu centro administrativo. Cada armazém terá capacidade para 120 mil toneladas de grãos (soja, farelo de soja e milho). O Paraná é um dos maiores Estados produtores de grãos do país.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Be the first to comment