A Fras-le, empresa do grupo Randon que produz sapatas ferroviárias e pastilhas metroviárias, lançou uma nova pastilha de freio, a Pastilha RBP – Fras-le Rail Bi-Pad. A nova pastilha é bipartida, seguindo recomendação da UIC (International Union of Railways), e recebeu uma nova formulação de fricção.
Segundo o gerente de marketing e vendas da empresa, Leandro Girardi, a pastilha facilita a manutenção e troca por ser mais leve e com peças menores. Além disso, ela melhora a performance de frenagem, é mais resistentes a altas temperaturas e tem maior durabilidade.
“Tem questões de resistência a altas temperaturas. Tem uma questão chamada de resistência ao fading. O fading é quando o componente de freio vai a uma altíssima temperatura, quando ele está composto desta forma, ele se recupera muito mais fácil a temperaturas normais do sistema de freios dessa pastilha”, explica Girardi.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
De acordo com Girardi, a durabilidade dessa pastilha é de até 40% a mais que a anterior. Essa resistência dependerá da condução da composição. A nova pastilha está sendo testada pelas concessionárias brasileiras e pela ferrovia da Vale em Moçambique. A comercialização do produto iniciará no ano que vem.
Seja o primeiro a comentar