A VLI pretende ampliar o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (TIPLAM), em Santos. O projeto prevê a expansão das linhas internas do terminal e a construção de uma pera ferroviária.
“Esse terminal vai se transformar em um grande terminal. Além do que ele já movimentou, ele vai movimentar grãos e açúcar. Hoje, temos um armazém de enxofre e fertilizantes e conseguimos carregar na ferrovia. Os produtos são importados e são descarregados no porto e carregados nos trens, seguindo para o interior”, explicou o diretor da VLI, Andre Ravara, durante o NT Expo.
O terminal tem aproximadamente 10 quilômetros de linhas. A nova pera ferroviária irá contornar toda a área, com os galpões na parte interna da pera. Os trens chegam a Santos com fosfato e retornam para o interior de São Paulo e Minas Gerais com fertilizantes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O TIPLAM é o antigo Terminal Ultrafertil de Fertilizantes (TUF), que operado pela Ultrafertil e foi adquirido quando a Vale comprou a Fosfertil. Na área ficou dividida entre a Vale e a VLI. O terminal está localizado em Santos, na divida territorial com Cubatão.
Seja o primeiro a comentar