A Hyundai Rotem vai assinar no dia 12 de novembro com o Governo do Estado de São Paulo o protocolo de intenções para a construção de uma fábrica de trens em Araraquara (SP). O anúncio será no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
A Hyundai Rotem é a empresa sul-coreana de material ferroviário da Hyundai Motor Group. No Brasil, ela conta com o conselheiro Young Moo Park, também conselheiro da Unicoba, que participa da nova fábrica de ar de condicionado para trens da Ibayo, que será inaugurada em Araraquara, e fornecerá equipamentos para a Hyundai Rotem.
Sem dar detalhes sobre a nova fábrica, Park disse que está conversando com o governo e o município e já estão adquirindo um terreno em Araraquara. “Já está tudo negociado, agora só falta a papelada”, declarou. A unidade deve produzir trens de metrô, metropolitanos, interurbanos e VLTs.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
A vinda da Hyundai Rotem para o Brasil foi anunciada em 2013, após a empresa vencer a licitação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a fabricação de um dos lotes de 65 trens, em parceria com a Iesa. As duas produziriam os trens juntas, mas a Iesa entrou em recuperação judicial. Foi feito um acordo entre as duas empresas e a Hyundai Rotem alugou um galpão dentro da área da Iesa, em Araraquara, para dar continuidade ao projeto.
Park explica que esse aluguel da área da Iesa é para atender os contratos da CPTM e do Metrô de Salvador, mas que a empresa terá sua unidade própria. Ele conta que foi uma das pessoas que trabalhou para trazer a Hyundai Rotem para Araraquara.
Seja o primeiro a comentar