O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou pela primeira vez que não há data
prevista para início de obras da linha 18-bronze do metrô, que deverá ligar o
ABC à capital por meio de sistema de monotrilho. A declaração foi dada nesta
quarta-feira, durante entrega de novos ônibus para o corredor ABD de trólebus,
em São Bernardo.
Segundo Alckmin, São Paulo precisa que o governo federal
aprove financiamento de verba que será usada para desapropriações. “Não temos
como executá-la (a obra) se não tivermos o financiamento. Então, o Ministério
da Fazenda e a Secretaria do Tesouro Nacional ainda não deram a resposta. A
gente insistiu, insistiu e insistiu, mas não tivemos ainda o ‘ok’ em relação à
obra. Então, é aguardar”, disse. “Se o financiamento sair amanhã, (o trabalho)
começa em seguida. A obra está licitada e contratada. Sem financiamento, não dá
para iniciar uma obra de grande porte”, completou o governador.
No entanto, a situação não é assim tão simples como aponta
Alckmin. O Ministério do Planejamento informou que o pedido de financiamento
feito pelo governo de São Paulo foi apreciado na 112ª reunião da Cofiex
(Comissão de Financiamento Externo), realizada em 15 de dezembro de 2015. A
pasta federal diz que, na ocasião, a solicitação foi retirada de pauta porque o
governo estadual não possuía capacidade de pagamento que permitisse a obtenção
de garantia da União para a referida operação de crédito.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
“Tão logo o Estado de São Paulo obtenha capacidade financeira
para contratar a operação de crédito externo mencionado, o pleito poderá ser
novamente apreciado pela Cofiex”, diz nota do ministério.
Segundo a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos,
a aprovação do pedido permitiria a captação de US$ 182,7 milhões (cerca de R$
591,9 milhões pela cotação atual do dólar) para pagamento das desapropriações.
Alckmin disse que não é possível iniciar a obra com verba
própria do Estado. “Podemos até fazer uma parte com nosso recursos, mas
precisamos ter o financiamento para garantir a continuidade da obra.”
Dois anos e nada
A assinatura do contrato do governo estadual com o consórcio
vencedor da licitação para construção da linha 18-Bronze do Metrô completou
dois anos no final de agosto. Passado todo esse tempo, as obras sequer foram
iniciadas.
EMTU desconhece projeto de corredores regionais
O presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes
Urbanos), Joaquim Lopes, afirmou nesta quarta-feira, durante a entrega de novos
ônibus, que a empresa desconhece o projeto do Consórcio Intermunicipal do ABC
para a criação de corredores de ônibus intermunicipais na região.
“Formalmente, nunca foi apresentado para a EMTU. Mas
entendemos que, no ponto de vista institucional, temos problemas sérios,
visando o risco que esses empreendimentos podem ter se não são discutidos com o
Estado e forem trazidos para os contratos que estamos licitando”, disse o
presidente.
O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Luiz
Marinho (PT), mostrou irritação com a afirmação. “Eles podem estar mal
informados, mas conhecem sim.”
A entidade regional recebeu R$ 31,6 milhões do governo
federal para elaboração de de projetos
básicos de 17 corredores intermunicipais nas cidades do ABC.
Corredor ABD de trólebus ganha 10 novos ônibus
O Corredor ABD São Mateus-Jabaquara ganhou nesta
quarta-feira dez novos ônibus elétricos articulados. Os veículos serão
distribuídos em 12 linhas que percorrem os municípios de São Paulo, Diadema,
São Bernardo, Santo André e Mauá.
Segundo a EMTU, os trechos recebem aproximadamente 300 mil
passageiros por dia.
A entrega dos coletivos foi oficializada na manhã de nesta
quarta-feira pelo governador Geraldo Alckmin. “São ônibus com capacidade para
110 passageiros [sentados e de pé], com 18 metros de comprimento,
acessibilidade para pessoas com deficiência, piso rebaixado, sistema de
ajoelhamento pneumático, ar condicionado, wi-fi e tomada USB para recarga de
celulares”, explicou o governador.
Outro destaque dos novos veículos é a emissão zero de CO² (veículos elétricos)
por serem ônibus elétricos.
Seja o primeiro a comentar