A primeira viagem de teste de um monotrilho pelo novo trecho
em construção da Linha 15-Prata ocorreu nesta sexta-feira (25). A composição
M20 saiu do pátio Oratório no final da manhã e seguiu até a estação Jardim
Planalto, localizada na avenida Sapopemba, passando por outras cinco estações.
O teste já estava previsto desde que a via sentido bairro
foi energizada em meados deste mês, porém, a previsão que o blog possuía era
que esse teste ocorresse apenas em setembro. Apesar do ineditismo, foi uma
viagem em modo manual e em baixa velocidade, uma espécie de “reconhecimento”
desse longo trecho. As vias ainda recebem equipamentos e as estações estão
entre o final da obra civil e o acabamento – as mais adiantadas são Vila União
e Jardim Planalto.
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Foram duas viagens nesse dia e a tendência é que os testes
passem a ser mais frequentes daqui em diante, afinal o prazo prometido pelo
governo de São Paulo é que a linha ganhe oito estações em março de 2018.
Até Iguatemi
A Linha 15-Prata terá ao todo 26 quilômetros e 18 estações,
mas apenas 10 estarão em funcionamento no ano que vem. As demais dependem de
verbas, desapropriações e novas licitações.
A mais próxima de virar realidade é a estação Iguatemi,
prevista pelo Metrô apenas 2021. É até ela que existem vias construídas e em
tese o tempo de construção poderia ser menor. Quanto às outras seis estações
que levarão o monotrilho até a região de Cidade Tiradentes, tudo dependerá de
novos investimentos e também da parceria com a Prefeitura de São Paulo que
precisará alargar a avenida Ragueb Chohfi, por onde passará a linha.
A outra estação do projeto é Ipiranga, que ligará o
monotrilho à Linha 10-Turquesa, considerada chave para redistribuir o fluxo de
passageiros que estará concentrado apenas em Vila Prudente. No entanto, ela
ainda não possui projeto executivo nem licitação prevista.
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