Com atraso de alguns anos, o aeroporto
de Guarulhos ganhou mais uma rota de entrada de passageiros com a inauguração
da linha 13-Jade, de trens da CPTM, no último fim de semana. O projeto,
entretanto, passou por ajustes, inclusive em relação à localização da estação
Aeroporto-Guarulhos.
Uma das diversas projeções apontadas
pelo governo estadual era de que a linha estaria em funcionamento antes da Copa
do Mundo de 2014. Outro ajuste realizado foi a localização do ponto de
desembarque dos passageiros, mais distante dos terminais 2 e 3, os mais movimentados
do aeroporto.
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A pedido da GRU Airport, a estação foi
transferida para um espaço próximo ao Terminal 1, do outro lado da rodovia
Hélio Smidt, que margeia todo o aeroporto.
Na área anteriormente destinado à
estação, a concessionária deseja alocar algum outro empreendimento, ainda não
definido, que apoiaria as receitas acessórias doa GRU. Especula-se, por
exemplo, a construção de um centro de convenções no local.
Questionada sobre as razões de não
compartilhar o espaço para o empreendimento com a estação de trem, a GRU
afirmou que o projeto ainda está em estudo e que a localização foi decidida com
“base nas necessidades técnicas de funcionamento do aeroporto” e em
acordo com o governo do Estado.
Do desembarque dos trens até o
aeroporto, os passageiros irão utilizar ônibus fornecidos pela concessionária,
que farão o trajeto até os três terminais. A ideia inicial era de que um
monotrilho fizesse o trajeto, o que momentaneamente está descartado.
No fim de semana de inauguração, mesmo
funcionando apenas das 10h às 15h, a nova linha atraiu 55 mil passageiros, que
circularam gratuitamente. A projeção da CPTM é de que circulem 120 mil pessoas
por dia quando a operação funcionar da 4h à meia-noite, o que deverá ocorrer em
junho.
A linha 13 é interligada com a Linha
12-Safira, e inicialmente, os trens farão apenas o trajeto entre o aeroporto e
a estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo. Para julho, está
previsto o início de um serviço que levará os passageiros diretamente para a
estação da Luz, sem paradas no caminho.
A GRU Airport afirmou que a frota
circular atual é de seis ônibus e que foram transportados cerca de dois mil
usuários entre a estação de trem e os terminais no fim de semana. Além disso, a
concessionária defende que a inauguração gerou mais movimentação que o normal.
– Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/5427627/atrasada-estacao-de-trem-ficou-distante-do-previsto
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