A
Companhia de Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
registrou prejuízo de R$ 167,34 milhões em 2017. O valor é 10,6% maior que o
déficit observado no ano anterior, de R$ 151,24 milhões. São consideradas as
operações da Linha Sul, em Fortaleza, do Sistema de VLTs (Veículos Leves sobre
Trilhos) da Linha Oeste, que liga a Capital cearense à Caucaia, e dos metrôs do
Cariri e Sobral.
Segundo
a empresa, o prejuízo de R$ 318,58 milhões acumulado nos últimos dois anos pode
ser justificado pelo fato de o lucro bruto do Metrofor, obtido pelas tarifas
pagas pelos passageiros, não ser suficiente para cobrir os valores das despesas
operacionais. Os dados constam em relatório que a companhia apresentou a seus
acionistas.
Conforme
o documento, publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), a receita
operacional do Metrofor foi de R$ 18,90 milhões em 2017, valor 33,6% maior
frente ao montante de R$ 14,14 calculado em 2016. Em 12 meses, a valorização do
Metrofor caiu 0,52%. O total geral do ativo passou de R$ 1,90 bilhão em 2016
para R$ 1,89 bilhão em 2017. Os mesmos números também valem para o valor geral
do passivo. O relatório também traz informações sobre a movimentação de
passageiros no Sistema Metroviário do Ceará. No caso da Linha Sul, em 2017,
6,53 milhões de pessoas, uma média mensal de 544.464 usuários. O número representa
incremento de 12% em relação a 2016, quando foram transportadas aproximadamente
5,8 milhões de passageiros. “Ressaltamos que, em maio de 2017, inauguramos a
estação Juscelino Kubitschek, 19ª da Linha Sul em operação. Também durante o
exercício de 2017, implantamos o sistema de bilhetagem eletrônica. E destacamos
o início da venda de bilhetes múltiplos nessa linha, finalizando a implantação
da referida bilhetagem”, destaca a companhia no relatório.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Quanto
à movimentação dos VLTs da Linha Oeste, foram transportados 2,11 milhões de
passageiros em 2017, média mensal de 176.279 pessoas. Em relação ao Metrô do
Cariri, foram 200.760 usuários, ou 16.730 passageiros por mês. Já o Metrô de
Sobral transportou 362.352 passageiros em 2017, ou 30.196 pessoas por mês.
Diferentemente
da Linha Sul, para os VLTs da Linha Oeste e os metrôs do Cariri e Sobral, o
documento não informa se houve ou não aumento na movimentação de passageiros
ante 2016. O Sistema Metroviário do Ceará, que também incluí o VLT
Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, é um dos ativos do Estado que o Governo do
Ceará busca conceder à iniciativa privada.
No
último dia 28 de abril, o Governo lançou edital que vai escolher quem fará os
estudos de viabilidade para a Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema Metroviário
do Ceará.
Seja o primeiro a comentar