33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Ribeirão Pires inicia processo de adequações no museu ferroviário

O Museu Ferroviário João Evaristo de
Abreu Duarte, em Ribeirão Pires, recebe reestruturação administrativa. O
objetivo é adotar medidas técnicas e mecanismos de gestão recomendados pelo
Ibram e pelo Sisem (Sistema Estadual de Museus), seguindo os marcos da política
nacional de museus.

As adequações estão sendo realizadas
pela Prefeitura da de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e
Desenvolvimento Econômico e do Catp (Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio). As
melhorias têm por objetivo aproximar o público do local. Durante o período de
ajustes, o museu estará fechado para visitação.

O local será o primeiro museu
ferroviário da região a ter instalações de ferromodelismo, com maquetes que
respeitam a escala. O Museu Ferroviário João Evaristo de Abreu Duarte será um
equipamento de difusão, com foco em ações educativas, transmitindo a história e
importância da ferrovia para o desenvolvimento do município e da região.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Até a reativação do local, a Prefeitura
também prevê a criação do conselho gestor, formado majoritariamente por
ferroviários, para a condução do museu por meio de gestão participativa.

Inaugurado em 2016, o Museu Ferroviário
João Evaristo de Abreu Duarte é o segundo deste segmento na região. 

 

– Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2884410/ribeirao-pires-inicia-processo-de-adequacoes-no-museu-ferroviário


Fonte:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*