As 12 concessionárias de ferrovias do
País movimentaram juntas 122,4 milhões de toneladas úteis nos primeiros três
meses de 2018. De acordo com os dados da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT), o montante transportado ainda é 5,05% superior ao mesmo
trimestre de 2016, como 116,5 milhões de toneladas. Em janeiro, o setor registrou
alta de 4,24%, seguida de uma queda de 6,11% em fevereiro e outra de 0,95% em
março, na comparação com os mesmos meses de 2017.
Os quatros trechos operados pela Rumo
ALL – Malha Norte, Malha Oeste, Malha Paulista e Malha Sul – apresentaram
crescimento no período de janeiro a março de 2018. A Malha Paulista registrou o
maior acréscimo, de quase 26%. A ferrovia é responsável pelo escoamento da
produção agrícola dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo
pelo Porto Santos. Já a Malha Norte, que atende o Porto Esperança (Rio
Paraguai), em Corumbá (MS), até Mairinque (SP), registrou alta de 22,3%.
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A Estrada de Ferro Carajás (EFC),
operada pela Companhia Vale do Rio Doce entre os estados do Pará e Maranhão,
também teve saldo positivo de 11,2% no período comparado. O trecho é
responsável pelo transporte, principalmente de minério de ferro, que segue para
exportação via Porto de Itaqui (MA).
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