A Suíça leva a sério o projeto de trem hiper-rápido

O turbilhão
criativo Elon Musk quer revolucionar a indústria de transportes com a ideia de
um trem maglev (trem de levitação magnética) em um túnel de vácuo. No final de
julho, ele promoveu uma competição entre equipes de estudantes, incluindo duas
da Suíça. Mas a ideia não é nova: na Suíça, um projeto semelhante já foi
lançado com a Swissmetro. Pode haver uma nova versão?

A idéia de
Musk, o chamado HyperloopsLink externo, não é nada de novo para os suíços.
Décadas atrás, um projeto semelhante foi discutido no país: o SwissmetroLink
externo. Naquela época, Marcel Jufer foi o promotor da ideia de um trem rápido
correndo pelos túneis do país. O projeto, porém, foi por água abaixo em 2009
por falta de financiamento.

Com a
iniciativa de Musk, Jufer colocou novamente seu projeto de vento em poupa.
“Na Suíça é impossível construir novas linhas ferroviárias: há muita
oposição, altos preços de terrenos, a dificuldade de construir cidades, etc.”,
aponta Jufer. “Se queremos andar mais rápido, precisamos de um novo
sistema de transporte – e isso só é possível no subsolo”. A velocidade
ideal nos túneis de vácuo é entre 400 e 500 km/h. Uma velocidade maior não faz
sentido por causa das curtas distâncias na Suíça.

 

Estudos de
viabilidade

“Faz
bem estimular o interesse entre os jovens engenheiros e para manter o tema na
boca do povo, e despertar entusiasmo por ele tanto na indústria e nos meios de
pesquisa, como também na população”, diz Silvio Foiera. O secretário-geral
da associação “SwissMetro-NG”Link externo (NG = Next Generation, ou
nova geração) está empenhada em trazer o projeto de transporte super-rápido de
passageiros de volta à agenda política.

As
capacidades da rede ferroviária suíça já estão parcialmente no limite, assim
que os inconvenientes aumentariam. As previsões estimam que o número de
passageiros dobrará até 2040. “Estamos nos encaminhando para um gargalo
que não pode mais ser resolvido com tecnologias comuns ou mais do mesmo”,
adverte ele.

Agora, cabe
à política decidir “se estamos preparados para abrir novos caminhos. Temos
já nos movido, e realizamos sob encomenda um estudo de viabilidade para a
consulta parlamentar sobre a extensão da infra-estrutura ferroviária 2030/35 em
que discutimos se isso faz sentido para a Suíça assim como a questão de
ordenamento do território”.

 

Começar com
transporte de carga?

Os alunos
das duas faculdades politécnicas ETH (Zurique) e EPFL (Lausanne) querem começar
trabalhando em uma escala menor. Ambas as equipes falam que querem revolucionar
o transporte de carga na Suíça. “No caso, começaríamos com um túnel de
vácuo pequeno, subterrâneo, que ligaria os principais centros urbanos da
Suíça”, diz Gabriela Fernandes, responsável pela finanças e captação de
patrocínio para o projeto “Swissloop”Link externo da ETH.

Às objeções
contra um projeto semelhante, o Cargo Sous TerrainLink externo (CST), para
transporte ferroviário subterrâneo de mercadorias, Fernandes contra-argumenta
que, “para a maior parte do transporte de mercadorias, o CST faria todo
sentido. Mas para as remessas ‘same day delivery’, ou seja, entregas no mesmo
dia, o CST não consegue cobrir toda a demanda. As duas abordagens para o
transporte de cargas poderiam ser combinadas, com um sistema mais rápido e
outro mais lento. “

Denis Tudor,
diretor técnico do projeto da EPFL, o “EPFLoop”Link externo, também
quer construir uma infra-estrutura na Suíça. “A melhor maneira seria
começar com o transporte de mercadorias e verificar todos os parâmetros
críticos no túnel de vácuo, e só então repensar a infra-estrutura de transporte
de passageiros.”

Jufer, no
entanto, vê pouco sentido em um trem de carga super-rápido. “Eu posso
imaginar que seria interessante ter um sistema de transporte de carga rápido,
por exemplo, entre Los Angeles e Nova York, mas não na Suíça.”

 

Os primeiros
projetos comerciais

A  Virgin Hyperloop OneLink externo e a
Hyperloop Transportation TechnologiesLink externo (HTT) são atualmente as principais
empresas privadas neste novo setor de transporte. Ambas planejam construir
rotas em diferentes partes do mundo para transportar bens ou pessoas.

A HTT
anunciou em 2017 a abertura de um centro de testes em Toulouse, na França. Este
ano, a construção começou em uma pista de de escala 1: 1.

A Virgin
Hyperloop One vem testando um modelo menor desde meados de 2017 em um trecho de
500 metros nos arredores de Las Vegas.

 

Fonte: https://www.swissinfo.ch/por/-hyperloop-_a-su%C3%AD%C3%A7a-leva-%C3%A0-s%C3%A9rio-o-projeto-de-trem-hiper-r%C3%A1pido/44356178


Fonte: Swissinfo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*