Comissão pede preservação da malha ferroviária em Minas

A
necessidade de adoção de medidas para a preservação da malha ferroviária sob a
responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(Dnit) motivou, nesta terça-feira (7/8/18), visita da Comissão Extraordinária
Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ao
órgão.

O autor do
requerimento e presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), entregou ao
superintendente regional do Dnit em Minas Gerais, Fabiano Martins Cunha, um
documento com uma série de propostas que deverão ser analisadas e respondidas
pelo órgão em audiência da comissão marcada para esta quinta-feira (9).

Entre as
sugestões apresentadas ao órgão, está a revisão da política de troca de
locomotivas. De acordo com o documento, várias locomotivas menores já usadas,
pertencentes à União, estão sendo trocadas por uma única nova, comprada pela
concessionária, em um processo confuso e pouco transparente.

Dessa forma,
a União passa a ser “dona” da nova locomotiva, enquanto a concessionária fica
com várias menores. Assim, o resultado dessa política é a diminuição do estoque
de locomotivas menores, já que para os corredores de exportação das
concessionárias são as maiores que interessam. “Os projetos de retomada
ferroviária e de trens de passageiros precisam exatamente das locomotivas
menores, que estão desaparecendo”, ponderou João Leite.

 

Comissão
defende fim das cessões de linhas para as prefeituras

 

Outro ponto
defendido pela comissão é a proibição de novas cessões de linhas para as
prefeituras. De acordo com o documento, essa política se revelou desastrosa do
ponto de vista da conservação do potencial ferroviário estadual.

“A
experiência tem mostrado que muitos municípios contemplados com a cessão de
linhas acabam, no seu lugar, construindo ruas ou estradas o que dificulta
enormemente, quando não inviabiliza, qualquer retomada ferroviária”, destacou.

Em
contrapartida, o parlamentar defendeu que as linhas cedidas para as prefeituras
sejam entregues às entidades interessadas em sua preservação. Para ele, havendo
alguma entidade com projeto de preservação, uso ou relançamento, a linha deve
ser passada rapidamente para ela.

A comissão
também defendeu que o Dnit dê encaminhamento aos diversos pedidos de cessão de
linhas e de material rodante apresentados pelas entidades preservacionistas.

Entre outras
propostas apresentadas estão a recomendação expressa da necessidade de
manutenção das ferrovias nos termos de cessão de linhas e a proibição de
destruição e retirada do material rodante estacionado em Minas Gerais.

 

Estrutura do
Dnit em Minas é insuficiente

 

O
superintendente Fabiano Martins Cunha afirmou que irá analisar as propostas da
comissão e se comprometeu a fornecer respostas na audiência pública de
quinta-feira (9). Ele ainda explicou que a estrutura do Dnit em Minas Gerais é
insuficiente para cuidar de toda a malha ferroviária do Estado, que é a maior
do País.

Fabiano
Cunha solicitou apoio da comissão na defesa de uma maior autonomia regional
para o órgão no que se refere às ferrovias, com a criação de uma estrutura
técnica mais robusta. Ele destacou que o órgão hoje já trabalha na tentativa de
preservar o patrimônio ferroviário que está sob sua responsabilidade, além de
manter contato permanente com as concessionárias.

 

Fonte: https://www.jm1.com.br/politica/comissao-pede-preservacao-da-malha-ferroviaria-em-minas.html


Fonte: Jornal das Montanhas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0