O segundo
dia da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, organizada pela Aeamesp nesta
quarta-feira (22), teve painéis comemorativos, técnicos e, também, eventos com
convidados internacionais. O evento acontece até sexta (dia 24) na faculdade
UNIP, em São Paulo.
No
auditório, o primeiro painel, chamado “Os trilhos percorridos até aqui”,
comemorou os 25 anos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), os 20
anos de concessão do MetrôRio e os cinco anos de concessão do metrô de
Salvador, apresentando o histórico, panorama atual e os desafios dessas
empresas. A mesa contou com a presença do presidente do Metrô DF, Marcelo
Dourado, do presidente da CPTM, Paulo Magalhães, o presidente do MetrôRio,
Guilherme Ramalho, e com o presidente da Companhia de Transportes do Estado da
Bahia (CTB), Eduardo Copello.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O presidente
do MetrôRio, um dos palestrantes, colocou que a renovação de ativos
estratégicos é um dos seus principais desafios. Operando desde os anos 1970, o
sistema conta com ativos com quase 40 anos de vida. Guilherme Ramalho falou
sobre o projeto de extensão da Linha 2 da estação Estácio até a Carioca, com a
construção de uma nova estação (Cruz Vermelha) e a operação independente da
Linha 1.
O presidente
da CTB, por sua vez, disse que a mobilidade urbana nas grandes cidades, não só
no Brasil, mas no mundo, está em transformação. “Há uma mudança nítida no
hábito das pessoas”.
Na mesa
seguinte, chamada: “Jubileu de Ouro do Metrô de São Paulo: uma organização que
aprende”, foi comemorado o aniversário de 50 anos da Companhia do Metropolitano
de São Paulo, o Metrô, contando a importância que a área de Recursos Humanos
teve ao longo dos anos, o histórico e os desafios. A gerente de Recursos
Humanos, Valéria Aparecida Cabral, enfatizou o respeito aos passageiros e aos
colaboradores como parte essencial da cultura corporativa do metrô.
Durante a
manhã também houve a sessão internacional “Tendências e Inovações da Tecnologia
Metroferroviária pelo Mundo”, com convidados do Brasil, Canadá e Suíça, a
46ª reunião do GPAA (Grupo Permanente de
Autoajuda na área de Manutenção Metroferroviária) e oficinas de Meio Ambiente e
Sustentabilidade.
Alamys
O terceiro
painel, da Alamys (Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos),
chamava-se: “Os esforços em prol dos trilhos pela América Latina”. No painel,
foram apresentados os desafios do desenvolvimento da Linha 3 do metrô de
Monterrey, no México, com Enrique Lozano, diretor do projeto. Ele colocou como
um dos desafios a sustentabilidade econômica do metrô, uma vez que os custos
foram incrementados de forma “significativa”. Por lá, a tarifa de metrô é uma
das mais baixas entre os países da Alamys (US$ 0,25). [Para se ter uma ideia, a
tarifa do metrô de São Paulo é de cerca de US$ 1, dependendo do câmbio do dia].
O gerente de
Estudos e Negócio de Transporte do Metrô de Santiago, no Chile, Roland Zamora,
falou sobre o plano de expansão do sistema. O metrô, que tem dez anos de
existência, pretende crescer de 118 km para 215 km. O número de viagens por dia
irá saltar de 2,7 milhões para 4,1 milhões. “Os diferentes governos têm
entendido que o sistema de transporte integrado tem mais eficiência porque
primeiro, reduz a evasão [fraude]; segundo, é possível mobilizar uma grande
quantidade de pessoas; terceiro, quando há integração modal há o fortalecimento
de todo o sistema”.
A mesa
também contou com o diretor de Soluções da Alstom, Valentin Lopez, que contou a
evolução dos sistemas de sinalização da Linha A do Metrô de Buenos Aires. A
mediação foi realizada pelo diretor de operações do Metrô SP Milton Gióia
Júnior.
Inovação e
Comunicação
O painel 4
“Melhores Práticas de Mobilidade: Inovação e Comunicação com a Sociedade” teve
como objetivo difundir as melhores práticas do setor metroferroviário da
América Latina reconhecidas pela UITP Latin America (Comunidade Metropolitana
de Inovação em Mobilidade Urbana).
Estiveram
presentes na mesa Juliana Alcides, gestora de Comunicação e Ouvidoria da
ViaQuatro; Cecilia Guedes, Chefe do Departamento de Relacionamento com o
Usuário do Metrô SP; Roland Zamora, gerente de Estudos e Negócio de Transporte
do Metrô de Santiago, Chile; Ivo Pons, Scipopulis, com a mediação de Valeska
Pinto, da UITP Latin America.
Entre as
iniciativas apresentadas vale chamar a atenção para a campanha contra o abuso
sexual promovida pelo Metrô SP. O projeto, que começou em 2014, teve como
pilares reduzir a impunidade, responsabilizar o agressor e empoderar a mulher,
contou Guedes. Ela disse ainda que uma das pessoas convidadas a participar da
campanha foi a ativista Juliana de Farias.
Ao final do
dia houve oficinas de Planejamento de Transporte, uma delas com o diretor do
Metrô de Budapeste Józef Héri.
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