O Metrô de
São Paulo concluiu a reforma de 98 trens das frotas A, C e D. Nesta semana a
última composição reformada voltou a um dos pátios da companhia, a composição
J35, modernizada pela Bombardier.
O trem J35
prestou serviços como A35 até o dia 1º de fevereiro de 2018, com direito até a
despedida de blogueiros e admiradores do Metrô.
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A
modernização teve início em 2009, ao custo de R$ 1,75 bilhão, e tinha a
previsão de terminar em 2014.
Os trens
modernizados ganharam ar-refrigerado, câmeras de vigilância (quatro por carro),
sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores
e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e
sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o
desempenho em condições de baixa aderência, situação comum nos dias de chuva.
Com a
conclusão dos trabalhos, restam agora 11 trens sem ar condicionado: a frota E,
que atualmente presta serviços na Linha 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi].
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Fonte: http://viatrolebus.com.br/2018/08/metro-de-sp-conclui-modernizacao-de-trens/
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