A CPTM –
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos suspendeu mais uma vez a licitação
para contratar uma empresa terceirizada para serviços de manutenção e reparos
dos trilhos das linhas 11 – Coral (Luz/Guaianazes) e 12 – Safira (Brás/Calmon
Viana).
A
concorrência pública já está em sua quarta republicação e se arrasta desde o
ano passado.
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O motivo da
suspensão, segundo publicação oficial deste sábado, 22 de setembro de 2018, foi
que uma das participantes entrou com recurso administrativo contra o resultado
da etapa de julgamento dos documentos para habilitação.
A
apresentação de recursos nesta fase de licitação por parte de empresas que
foram desclassificadas é considerada normal, mas pode atrasar os cronogramas
previstos para uma definição de concorrência.
No último
dia 12 de setembro, a CPTM informou ao Diário do Transporte que pretende
assinar os contratos de manutenção das vias permanentes das linhas 08 –
Diamante (Amador Bueno/Júlio Prestes), 09 – Esmeralda (Osasco/Grajaú), 11 –
Coral (Luz/Guaianazes) e 12 – Safira (Brás/Calmon Viana).
Já para as
linhas 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí) e 10 Turquesa (Brás – Santo
André – Rio Grande da Serra), a licitação também foi suspensa novamente por
causa de recursos de empresas participantes. A concorrência, segundo nota da
CPTM na ocasião, deve ser retomada ainda neste mês de setembro.
Funcionários
da CPTM disseram ao Diário do Transporte que a falta de empresas terceirizadas
nos serviços de manutenção de trilhos e dormentes tem sobrecarregado os
trabalhadores, que se dedicam a reparos emergenciais e serviços básicos.
A CPTM, por
sua vez, diz que o quadro de trabalhadores próprios atuais é suficiente para
garantir segurança e viabilidade nas operações.
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