MILÃO, 18
OUT (ANSA) – Passamos por elas muitas vezes com os olhos no relógio. Podemos
ficar ali por horas, estressados por atrasos ou greves, ou perdidos em um
abraço de adeus, na alegria de um reencontro. Mas, na era do “slow travel”, as
estações ferroviárias conquistam maior atenção.
A velocidade
perdeu lugar para um turismo feito a pé, de bicicleta, ou que atravesse
fronteiras sobre trilhos, que prometa vista de diversos lugares. Da histórica
Grand Central, de Nova York, a estação mais congestionada do mundo, com os seus
44 binários, até Mumbai, na Índia, com Chhatrapati Shivaji, tombada como
patrimônio da Unesco em 2004.
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O site
“GoEuro”, uma plataforma de viagens que permite procurar e reservar trens,
ônibus e voos, elegeu cinco estações ferroviárias como as mais belas da Europa,
seja pela arquitetura assinada por grandes designers do passado, quanto pelo
estilo e localização que já fazem a viagem valer a pena.
1)Estação de
St. Pancras (Londres): Inaugurada em 1868, a estação festejou 150 anos no
último 1º de outubro. Projetada por George Gilbert Scott, St Pancreas é um
trabalho de arquitetuta gótica vitoriana. Ela foi modernizada em 2007, quando
se tornou a nova sede da Eurostar, ligando Londres a Paris e a Bruxelas, e hoje
acolhe até hotéis e restaurantes de luxo.
2)Amsterdam
Central Station (Amsterdã): Projetada pelo holandês Pierre Cuypers, a estação
foi construída em 1889 sobre uma ilha artificial, o que acabou atribuindo a ela
a categoria de monumento nacional. Realizada inteiramente com tijolos
vermelhos, a faixada em estilo neorenascentista holandês já choca à primeira
vista, com decorações que celebram o passado marítimo da cidade.
3)Estação de
Liège-Guillemins (Liège): Aberta pela primeira vez em 1842, a estação belga
mudou completamente os ares em 2009 com a chegada da alta velocidade. Ela
passou por uma repaginada completa assinada pelo espanhol Santiago Calatrava,
que, com suas grandes linhas de aço, vidro e cimento, transformou a estação em
uma das obras de arquitetura contemporânea mais interessantes do país.
4)Estação
Central de Antuérpia (Antuérpia): Também na Bélgica, essa estação foi
construída entre 1895 e 1905, e apresenta uma mistura de estilos como o
neobarroco, o neorenascentista e até o art nouveau. O edifício é uma obra do
arquiteto Louis de la Censerie e do engenheiro Clement Van Bogaert.
5)Estação
Central de Milão (Milão): Inaugurada em 1931, mistura diversos estilos em sua
construção, mas o modernismo do século 20 foi sua principal inspiração. Os
trabalhos de restruturação em 2005 deram luz a uma beleza que há tempos estava
escondida na estação, como os baixo-relevos assinados por grandes escultores
italianos. (ANSA)
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