O empréstimo
de R$ 1 bilhão, concedido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES) ao Governo do Ceará para a construção da Linha Leste do Metrô de
Fortaleza (Metrofor), deve ser assinado nesta semana. A informação é da
Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). Liberado no último dia 25 de
agosto, o recurso soma-se aos outros R$ 673 milhões via Governo Federal e R$
186 milhões do Tesouro Estadual.
“O
Governo do Ceará, através da Seinfra, cumpriu todas as etapas previstas para a
liberação do financiamento. A expectativa é que o aditivo seja assinado ao
longo desta semana”, informa em nota. A pasta lembra que, agora, a
implantação do equipamento depende apenas da liberação do Tribunal de Contas da União (TCU) para abrir nova
licitação a fim de executar a obra.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Aguardamos
o posicionamento do TCU para finalizar o processo licitatório e, assim, iniciar
os serviços”, diz.
O valor será
usado para viabilizar a primeira fase da Linha Leste, iniciada em 2014. Nestes
últimos cinco anos, a construção do equipamento teve ritmo lento e parou por
três anos, em 2015, devido a entraves entre as concessionárias responsáveis por
realizar o serviço.
O impasse
mais recente foi no último 1º de Agosto. O TCU suspendeu a licitação para
apurar indícios de irregularidades em concorrência pública das empresa vencedora,
em resposta ao questionamento feito pelo antigo consórcio responsável pela
obra, composto pela Acciona Construccion S.A e Marquise S.A.
Segundo as
empresas, as construtoras Ferreira Guedes e a Sacyr Construcción S.A – que
formam o consórcio FTS Linha Leste – não eram habilitadas e o Governo teria
ignorado provas documentais para beneficiá-las.
Outra
irregularidade apontada foi que o certame teria estipulado cláusulas
restritivas, inviabilizando outras empresas concorrerem. O consórcio foi único
participante desta licitação. Na época, o secretário estadual da
Infraestrutura,
Lúcio Gomes,
informou que o processo transcorreu de forma correta.
Quando
estiver operando, o trem ligará o Centro ao bairro Papicu. Ao todo, cinco
estações serão alcançadas por meio da estrada de ferro de 7,3 quilômetros,
sendo quatro delas subterrâneas. A rota será integrada às linhas Sul e Oeste,
por meio da estação no Centro, além do VLT Parangaba-Mucuripe e do terminal de
ônibus do Papicu.
PROJETO
A Linha
Leste está dividida em duas fases. A primeira etapa terá 7,3 quilômetros e
ligará o Centro ao Papicu em cinco estações. Obra será integrada ao VLT
Parangaba-Mucuripe e terminal de ônibus do Papicu
ESTAÇÕES
A segunda
fase terá 5,9 quilômetros e irá ligar os bairros Papicu e Edson Queiroz. Nesta
etapa, está prevista a construção de mais oito estações, totalizando 13.
Leia mais: Tesouro vai bancar R$ 90 bi em subsídios do BNDES
Seja o primeiro a comentar