O próximo
governador de São Paulo terá como principais desafios a retomada das obras
paradas do metrô e a melhoria da qualidade do serviço prestado hoje pela CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Atualmente,
cerca de 6,4 milhões de passageiros são transportados diariamente no sistema
sob trilhos na Grande SP.
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“As
obras paradas precisam ser retomadas através de contratos saudáveis de PPP
[parceria público-privada]. As outras, linha 15-prata e 17-ouro, que não estão
paralisadas, podem ser terminadas com poucos recursos e tempo”, diz o
engenheiro especializado em transportes Ivan Whately.
A concessão
da linha 6-laranja está parada após as empresas que formam o consórcio terem
sido citadas na operação Lava Jato.
Segundo
Whately, são 350 km de transporte sobre trilhos atualmente na capital e é
preciso aumentar essa malha. “Somente de metrô seria realista, no máximo,
prevermos mais 100 km”, diz.
Resposta
A Secretaria
Estadual dos Transportes Metropolitanos, sob o governo Marcio França (PSB),
disse que, entre 2015 e 2018, “mesmo diante da maior crise econômica da
história do país”, está investindo R$ 17,6 bilhões na expansão e melhoria
da rede metroferroviária e do transporte sobre pneus nas regiões metropolitanas
do estado.
Segundo a
secretaria, o final desse período, serão mais 24 novas estações de metrô e 27,3
quilômetros de trilhos, totalizando 102,4 quilômetros. A secretaria cita ainda
outros 17,7 quilômetros em obras.
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