Trens a hidrogênio podem se tornar uma realidade no Reino
Unido no início da próxima década, de acordo com o governo britânico.
Isso porque eles são muito menos poluentes do que os trens a
diesel e podem chegar a locais onde os trens elétricos não chegam.
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Em vez de dióxido de carbono, como os modelos tradicionais,
estes trens emitem apenas água.
O repórter Roger Harrabin, da BBC, foi à Alemanha, onde
trens a hidrogênio já são uma realidade, para mostrar como eles funcionam.
A diferença em relação aos trens comuns ficam clara quando
se está sobre um vagão, onde ficam as células de combustível que movem a
composição.
As células usam um processo eletroquímico para gerar
energia.
O hidrogênio é posto em contato com oxigênio do ar, o que
produz eletricidade.
As células ainda precisam ser resfriadas por ventoinhas para
impedir que superaqueçam.
Um abastecimento por 15 minutos é suficiente para que o trem
percorra 965km.
Há um porém: fabricar estes trens custa mais caro do que
fabricar trens a diesel.
No entanto, países precisarão de trens que não contribuam
para o aquecimento global.
Então, há um futuro para os trens a hidrogênio.
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