Operando em Jundiaí desde dezembro de 2017, a Contrail,
responsável pelo Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU), inaugurou uma nova rota
para o transporte ferroviário de cargas, ligando o Interior de São Paulo ao Rio
de Janeiro. Com a novidade, a empresa espera crescer 20% em negócios atendendo
clientes localizados nessas duas regiões, com um trem a cada cinco dias e
transit time de dois dias.
Diversos fatores motivaram a Contrail a estabelecer este
novo trecho, entre eles o aumento dos índices de roubo de cargas nesse trecho e
também pela Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. As
empresas já possuíam uma certa dificuldade na oferta de transportadoras que
atendiam a região do Rio de Janeiro e a operação ferroviária entra nesse
cenário para aumento da capacidade logística com um melhor nível de segurança.
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A infraestrutura ferroviária de Jundiaí até o Rio de Janeiro
já existia, mas era operada somente para cargas a granel e não-industrializadas.
Agora, em parceria com a MRS Logística, a Contrail passa a atender clientes com
produtos industrializados. “A ferrovia se tornou uma opção mais competitiva e
mais atrativa em relação ao transporte rodoviário com a redução de custos e aumento
da capacidade de transporte”, explicou o gerente comercial da Contrail Diego
Bueno.
Ainda sobre a questão segurança, com o transporte
ferroviário, as empresas conseguem também diminuir o valor do seguro de carga.
“Quando mostramos para a seguradora que o transporte da carga será ferroviário,
conseguimos baratear o valor do seguro”, comentou Diego. “Os clientes apenas
precisam se planejar para o aumento do transit time.”
Agora, a Contrail passa a atender desde fluxo de mercado
interno e também abre uma nova opção para importação e exportação via Portos
localizados no Rio de Janeiro. “Antes a região de Jundiaí era atendida apenas
pelo Porto de Santos nos fluxos de importação e exportação. Agora a região
conta com mais esta opção para atendimento via Portos localizados no Rio de
Janeiro”, explicou Diego.
Entre os benefícios desta nova rota estão a segurança e a
possibilidade de transportar um volume maior de carga, uma vez que um trem pode
levar até 42 contêineres de 40 pés, por viagem, em cada trecho. “Conseguimos
também beneficiar o cliente com sete dias de armazenagem sem custo no Rio de
Janeiro e mais sete dias em Jundiaí: se o cliente não tiver espaço em seu
centro de distribuição ou na fábrica para armazenagem, poderá aproveitar mais
esta vantagem de administrar estoque em trânsito”, anunciou o gerente
comercial.
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