A East Japan Railway apresentou um novo carro de testes da
próxima geração de trem-bala. Chamado ALFA-X, o veículo tem nariz especialmente
pontiagudo e terá duas versões, uma de 16 e outra de 22 metros de comprimento.
A velocidade operacional do novo modelo será de 360 quilômetros por hora, informou
o The Japan Times.
O trem de 10 vagões ficará pronto em maio de 2019. Além da
alta velocidade operacional, o objetivo da companhia é oferecer paradas mais
rápidas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O modelo do trem-bala ainda passará por testes de alta
velocidade para coletar dados de redução de som. Estudos também avaliam as
diferenças de pressão e som entre as duas versões quando o trem entra nos
túneis. A empresa planeja ainda testes com os freios de emergência, funções
anti-descarrilamento no caso de terremotos e novos equipamentos projetados para
limitar as vibrações do veículo.
Seja o primeiro a comentar