Com a inauguração da extensão da Linha 5-Lilás do Metrô, que
agora liga o Capão Redondo até a Chácara Klabin, passando pela Santa Cruz, o
número de usuários em linhas municipais gerenciadas pela SPTrans caiu,
sobretudo em trajetos similares a linha metroviária. O fato indica uma migração
do usuário do transporte por ônibus para o modal sobre trilhos.
É o que revela o relatório “Passageiros Transportados –
2018“, na página da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São
Paulo.
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Em um dos casos, a queda de passageiros foi de na ordem de
63%. É o caso da Linha 675L – Terminal Santo Amaro – Metrô Santa Cruz, que
cobre um trajeto parecido com a Linha 5-Lilás. Em novembro de 2017, a linha
transportou 379.614, contra 142.495 do mesmo mês deste ano.
Outra ligação que perdeu passageiros foi a 695V – Terminal
Capelinha – Metrô Ana Rosa. Em novembro do ano passado, a linha transportou
243.042 usuários, e em novembro de 2018, 156.113 passageiros.
Não foi apenas a Linha 5-Lilás que ganhou passageiros dos ônibus.
Usuários estão usando também as baldeações para chegar até o centro. A Linha
6455 – Terminal Capelinha – Largo São Francisco perdeu 29% de seus usuários em
novembro de 2018 contra o mesmo mês do ano passado, quando transportou 270.463
em 2018, contra 378.408 em 2017.
Queda mês a mês
Os dados revelam ainda que a perda de passageiros no
transporte sobre pneus é agravada mês a mês, a medida em que o passageiro toma
conhecimento do funcionamento da Linha 5-Lilás. A Linha 675L perdeu 5% de
passageiros na comparação de setembro de 2018 com 2017, e 33% na comparação no
mês outubro dos dois anos, e agora, 63%.
Este fenômeno se dá pela confiabilidade nos transportes
sobre trilhos, perceptível pelo passageiro. O sistema de ônibus, por sua vez,
ainda que parte destas ligações sejam feitas em corredores exclusivos, estão
sujeitos a interferências externas, que podem atrasar as viagens.
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