Governo do estado foi surpreendido com decisão de retirada de 40 trens chineses, diz Witzel

RIO – O governador Wilson Witzel reclamou, no fim da manhã desta segunda-feira, da retirada de 40 trens chineses pela SuperVia por causa de problemas técnicos . Witzel destacou que a SuperVia não alertou o governo sobre o problema nem sobre as medidas que iriam ser tomadas. Da mesma forma, a Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transporte Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Rio) afirma que soube da decisão de retirada das composições apenas neste domingo, véspera do primeiro dia de diminuição dos trens.

–  Fomos surpreendidos. Ela (SuperVia) não nos comunicou esse tipo de problema e nem que iria tomar essa medida. A Agetransp vai avaliar e, se for o caso, vai multar para que a empresa tome providências – diz Witzel.
O governador determinou o reforço dos outros sistemas de transporte.

– É outra herança maldita. A SuperVia, que é uma empresa privada, comprou esses trens que agora aparecem com problemas. Eu determinei o aumento da oferta de metrô e de ônibus para suprir o déficit da SuperVia. Pode ser que a concessionária tenha sido enganada. E uma questão de se apurar. Mas torço para que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível – destacou o governador nesta segunda.

Dos 201 trens urbanos que compõem a frota total, 100 são chineses. As composições estrangeiras chegaram no Rio entre 2014 e 2016, divididas em dois lotes: um com 30 trens, com peças e tecnologias chinesas, que não apresentaram problemas; e outro com 70 trens, esses de origens chinesa e alemã. Todos os 40 trens que precisaram ser retirados de circulação faziam parte desse segundo lote, segundo a Agetransp.

De acordo com a agência reguladora, as primeiras vistorias eram para ser feitas após 600 mil quilômetros rodados. No entanto, em fevereiro de 2017, quando os trens chineses tinham cerca de 300 mil quilômetros rodados, os problemas começaram a aparecer: acúmulo de fragmentos e de resíduos nas caixas de tração. Como medida paliativa, as empresas fornecedoras promoveram um recall da peça, mas a solução apresentada não alcançou o resultado esperado e não resolveu o problema.

“Ao analisar o material, foi verificado o desgaste das peças e iniciado uma avaliação em toda a frota. O recall começou a ser feito em 2018 e prosseguia até recentemente, quando a peça voltou a apresentar desgaste com apenas 60 mil quilômetros”, diz a nota enviada pela agência.

Ainda segundo a Agetransp, o fato de só divulgar a retirada dos 40 trens a menos de 12 horas do começo da operação nesta segunda-feira pode levar a SuperVia a ser punida – desde advertência até multa. “A Agetransp encaminhou à concessionária um questionário pedindo o cronograma do trabalho a ser feito e previsão de reparo dos trens para, em conjunto com a Secretaria de Estado de Transportes, estabelecer o mais rápido possível um plano de contingência, com soluções que atendam à demanda nos ramais da SuperVia com menor impacto na operação”.

O presidente da Comissão Especial da Região Metropolitana da Assembleia do Rio de Janeiro, Waldeck Carneiro (PT-RJ), cobrou o presidente da Agetransp, Murilo Leal, providências sobre a retirada de circulação dos trens. A fiscalização da agência reguladora foi reforçada nesta manhã, que também fez reuniões com as equipes técnicas.
– Questionei o presidente da Agetransp a respeito, pois os passageiros do modal ferroviário já estão sofrendo duro impacto nesta segunda-feira.

No ramal Deodoro, todos os trens sofreram redução de 50% no tamanho: passaram de oito para quatro carros. Eles serão redistribuídas pelas linhas Santa Cruz, Japeri e no trecho entre Gramacho e Saracuruna, que terão acréscimo nos intervalos, mas sem reduzir o tamanho dos trens. A vendedora Sandra Vieira Magalhães, de 30 anos, está preocupada com a volta para a casa no fim do dia, quando o movimento aumenta.

– Eu geralmente embarco às 17h, mas hoje estou pensando até em ir de ônibus. Se agora de manhã foi complicado, acredito que à tarde não será diferente – avalia a passageira, que mora em Oswaldo Cruz.

Em nota, a SuperVia informa que o plano de contingência “conseguiu minimizar os efeitos sobre os passageiros”.O início do pico de operação foi antecipado para 5h. Desde o início da operação até as 9h de hoje, a concessionária registrou a queda de 13.492 passageiros (6,4%) em relação a uma segunda-feira comum. “A SuperVia lamenta os transtornos e reforça que está mobilizada para adequar a operação da melhor forma, buscando impactar o mínimo possível a rotina dos passageiros”.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/governo-do-estado-foi-surpreendido-com-decisao-de-retirada-de-40-trens-chineses-diz-witzel-1-24086922

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