TCU deve concluir análise do people mover do aeroporto de Guarulhos na primeira sessão de 2022

Foto: GRU Airport/Divulgação
Foto: GRU Airport/Divulgação

Diário do Transporte – A possibilidade de liberação para o início das obras do people mover de Guarulhos deve ser novamente analisada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) na primeira sessão de 2022, que deve acontecer em janeiro.

O processo chegou a ser colocado em pauta nessa quarta-ferira, 15 de dezembro de 2021, mas foi retirado da matéria do dia após um pedido de vista do ministro Augusto Nardes, paralisando novamente o andamento do assunto.

De acordo com o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista ao Diário do Transporte nesta sexta-feira, 17 de dezembro de 2021, durante a entrega da nova estação Vila Sônia da linha 4-Amarela do Metrô, a obra deverá ficar pronta em 2024 e deve ser liberada no começo do próximo ano de forma definitiva, já que houve apenas um pedido de vista e todos demais ministros já aprovaram as explicações prestadas pelo Governo Federal.

“Para nós foi uma grande vitória ter o voto do relator completamente favorável a liberação do people mover que vai ligar a linha 13 da CPTM ao terminal de passageiros 1, 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos. Agora o pleno, que são todos os ministros do tribunal votaram, todos foram favoráveis, mas houve um pedido de vistas, senão já teria sido desde então aprovado para que pudéssemos ter iniciados a obra em janeiro. Mas a expectativa, ainda conversei com o ministro no mesmo dia, é que na primeira sessão do Tribunal de Contas de 2022, seja apreciado e deliberado conclusivamente para que nós possamos então ter o aeroporto, o consórcio GRU Airport iniciando a obra do people mover e aí definitivamente vamos ter trilhos até o Aeroporto de Guarulhos. Eu acredito que em meados de 2024 ou então até poderemos em boa perspectiva no segundo semestre de 2023. É uma obra que não tem complexidade, é uma obra no ponto de vista civil simples, o aeroporto é o detentor da área, não há desapropriação, não há complicadores de obras de mobilidade. Portanto, ali se for dedicado todo o seu trabalho, o GRU Airport conseguirá fazer a obra entre 12 e 18 meses.”

O Ministério da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, chegou a publicar nas ruas redes sociais e site oficial a notícia da liberação das obras da conexão entre trem e aeroporto, mas o conteúdo foi removido algum tempo depois

SOBRE O PEOPLE MOVER

O people mover é um modal de veículo leve de baixa ou média capacidade que realizará a ligação entre a estação da CPTM, Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade até os terminais de embarque de passageiros 1, 2 e 3, em um trajeto de seis minutos, substituindo os atuais ônibus convencionais alugados pela concessionária do aeroporto, que efetuam o mesmo trajeto em aproximadamente 12 minutos. Para que de fato o empreendimento saia do papel, houve uma assinatura de um aditivo de contrato onde o valor de R$ 272 milhões da obra, devem ser abatidos do pagamento da outorga da concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos pela concessionária GRU Airport, responsável pela execução das obras.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2021/12/17/tcu-deve-concluir-analise-do-people-mover-do-aeroporto-de-guarulhos-na-primeira-sessao-de-2022/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*