Consultoras 2021

Veja os estudos em andamento e concluídos entre 2020 e 2021 por consultoras metroferroviárias

Realizado anualmente pela Revista Ferroviária, o levantamento Todas as Consultoras visa apresentar os principais estudos metroferroviários em andamento e/ou encerrados entre 2020 e 2021. Ao todo, quatro empresas participaram este ano: EPC, Sysfer, Pöyry e Egis.

As tabelas têm o objetivo de mostrar, em parte, quais trabalhos de consultoria foram desenvolvidos no período, além de indicarem as respectivas áreas de atuação, os clientes dos setores público e privado de cada empresa e os principais trabalhos realizados internacionalmente pelas consultoras.

A EPC Engenharia Projeto Consultoria atua em ações junto ao MetrôRio e ao governo da Bahia. Na capital fluminense a consultora contribui com a implantação de sistemas de dados, telefonia, rede de rádio, assim como acompanha o cumprimento de normas de segurança. Já em Salvador, a empresa atua diretamente no projeto executivo de implantação do tramo 3 da Linha 1 do Metrô, cujas obras estão a cargo do governo do estado. O Metrô de Salvador é operado pela CCR Metrô Bahia.

Já a Sysfer Consultoria e Sistemas está participando do processo de due dilligence do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité (BA), concessionado à mineradora Bamin. Além disso, produz um estudo de viabilidade de recuperação do trecho da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) entre Angra dos Reis e Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Em andamento na conusltora também está a produção de um relatório de acompanhamento das concessões da Rumo (Malha Central e Malha Paulista).

Enquanto isso, a Pöyry Consultoria e Projetos segue prestando serviços para o grupo CCR, entre eles, as auditorias independentes das concessões da Linha 5-Lilás no Metrô São Paulo e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM (ambas operadas pela ViaMobilidade). Com atuação internacional, a consultoria também realiza projetos na América Latina, com atividades diretas no Panamá, na Venezuela, na Argentina, México e Portugal.

A Egis Consultoria e Engenharia também atua fora do Brasil, em projetos na Colômbia, México e França. Por aqui, a Vale tem sido o principal cliente da consultora com atividades em andamento na EFC e com estudos para implementação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre outros serviços. MRS, Rumo, BNDES e Metrô de São Paulo também contrataram a empresa para serviços de engenharia e elaboração de estudos técnicos.

Você precisa ser assinante da Revista Ferroviária para ler este conteúdo. Por favor, faça o seu . Não é assinante? Assine aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*