Metrô CPTM – O que já era evidente tornou-se mais “oficial”: a inauguração da expansão da Linha 2-Verde do Metrô até Penha deve atrasar ao menos um ano. Em vez de 2025, o primeiro trecho de quatro estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) deverá ser aberto apenas em 2026.
A informação foi revelada por um post do presidente do Metrô, Silvani Pereira, no Instagram. “Prevista para ficar pronta em 2026, Anália Franco está no estágio de obras com escavação e concretagem das chamadas “paredes diafragmas” do poço principal de 40 metros de profundidade“, escreveu o executivo, citando uma das quatro estações desse trecho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O prazo maior não surpreende já que os problemas enfrentados no Complexo Rapadura, um canteiro de obras que servirá de partida para o tatuzão que escavará os túneis, ficou interditado pela Justiça por quase um ano. Os trabalhos só começaram efetivamente em setembro do ano passado e a tuneladora deve chegar ao local no início de 2023, pelo que o site calcula.
Ou seja, como a abertura dos túneis é crucial para que outras etapas das obras possam avançar era natural que o cronograma original fosse afetado. As quatro estações da segunda fase (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha) não foram citadas no post, porém, deverão ser inauguradas além de 2026, como previsto, por conta da dependência do mesmo tatuzão para abrir os túneis das vias.
Rara visita
O post de Silvani se referia à visita do governador João Doria às obras da futura estação. O tucano, que está nos últimos dias de seu mandato já que irá deixar o cargo para concorrer à eleição presidencial em outubro, raramente foi visto nesses canteiros desde que o projeto começou a ser implantado.
No comunicado enviado pelo governo do estado sobre a visita, não há qualquer menção a prazos de entrega, apenas dados técnicos sobre a obra de 8,3 km. Segundo ele, o novo trecho da Linha 2-Verde contará com 22 novos trens, 175 escadas rolantes e 53 elevadores.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-admite-atraso-na-expansao-da-linha-2-verde-ate-penha/
Seja o primeiro a comentar