Metrô CPTM – O governador do estado, Rodrigo Garcia, que assumiu em abril o cargo no lugar de João Doria, afirmou durante entrevista ao podcast “Cortes do Inteligência” que a Linha 17-Ouro do Metrô não será mais expandida até Paraisópolis.
Segundo o atual governante, “não vale mais a pena subir com o monotrilho até Paraisópolis e parar no Morumbi“. Garcia, no entanto, não justificou a decisão. “O monotrilho…hum…enfim…“, comentou o tucano ao ser indagado pelo apresentador Rogério Vilela sobre as razões que o levaram a confirmar o fim do projeto.
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A declaração contrasta com recentes afirmações de membros do governo e do ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que havia dito em agosto do ano passado que o Metrô havia conseguido uma solução para que a Linha 17 contornasse um condomínio residencial que foi construído no caminho do ramal – a apresentação do projeto, no entanto, nunca ocorreu.
Em novembro, Paulo Galli, sucessor de Baldy, garantiu que o monotrilho seria implantado em sua totalidade após a conclusão do trecho prioritário, em obras. No mês seguinte, Paulo Meca, diretor de engenharia e planejamento do Metrô, disse em entrevista à ABIFER que tanto Galli quanto Silvani Pereira, presidente da companhia, deram aval para seguir com o projeto das extensões. – há também a Fase 2, que conectará o monotrilho à Linha 1-Azul, no Jabaquara.
“Esta semana, inclusive, obtivemos autorização do presidente e do secretário para a gente retomar as conversas para as duas extensões da Linha 17”, explicou Meca na ocasião.
Com cinco novas estações, a chamada Fase 3 da Linha 17 contemplará paradas no Panamby, onde está sendo implantado o complexo Parque Global, Américo Mourano, Estádio Morumbi, ao lado da arena esportiva, e São Paulo-Morumbi, onde haverá conexão com a Linha 4-Amarela – além de Paraisópolis, considerada a mais importante do trecho pelo impacto social na comunidade.
Garcia não chegou a ser questionado sobre uma possível alternativa de mobilidade tampouco teve iniciativa de tranquilizar a população da região, que aguarda há anos a ligação com a malha metroferroviária.
Com um tecido urbano desordenado e um relevo acidentado, a região sofre com constantes congestionamentos, violência e grande desiguldade social. Não há dúvida que a extensão do monotrilho poderia minimizar esses efeitos nocivos já que as vias da Linha 17-Ouro encontram-se a menos de 2 km de Paraisópolis.
O site questionou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos sobre a declaração do governador e atualizará a nota caso tenha uma resposta.
Uma estrutura colossal daquelas e não adentrar Paraisópolis só porque é um bairro carente de transporte público, enquanto quer substituir o BRT da GRU Airport em Guarulhos por Pope Mouve!?